Técnico formado em Educação Física leva time à 5ª colocação no estadual
Pular da antepenúltima colocação para a quinta posição no campeonato estadual, e estar à frente de times tradicionais como São Cristóvão, América e Goytacaz é algo que exige muito trabalho e dedicação. E isso foi o que o técnico de futebol, José Luiz Caniddia (CREF 028910-G/RJ), profissional de Educação Física, conquistou com o São João da Barra (SJB), hoje o melhor time da região Norte do Rio.
A minha formação contribui e muito para o meu desempenho como treinador
O professor Caniddia está há apenas seis meses à frente da equipe chegando à semifinal da Taça Corcovado – o segundo turno da série B. Caniddia conta que a formação superior em Educação Física foi primordial para a sua carreira como treinador.
A minha formação contribui e muito para o meu desempenho como treinador. Na faculdade aprendemos a lidar com desafios, temos, por exemplo, aulas de Psicologia que nos ajudam a identificar problemas com atletas. Agora mais do que nunca me sinto preparado para trabalhar como técnico, comenta Caniddia que completa: A educação Física me deu suporte para seguir com a minha carreira pós atleta, sempre ouvi falar que a carreira de atleta é curta, por isso resolvi fazer a faculdade.
Ele nos ajudou dentro e fora do campo… pelo profissional que ele é, e a formação que tem em Educação Física
Atletas elogiam técnico
Além da técnica, a experiência também contou muito para os resultados do São João. Caniddia que já foi jogador profissional de alguns dos times que hoje são seus adversários como o Goytacaz, Rio Branco e Mesquita, é elogiado pelos atletas.
O professor foi mais do que um treinador, ele foi um pai. Ele nos ajudou dentro e fora do campo, na parte técnica e pessoal de todo o grupo, pelo profissional que ele é, e a formação que tem em Educação Física, comentou o capitão e artilheiro do time, Walefe de Oliveira.
Ele me deu uma oportunidade de substituir um jogador que estava de férias. Eu pude mostrar o meu trabalho e fiz dois gols naquele campeonato. Não me esqueço disso, destaca o atacante Renato Mattos que hoje está no América Futebol Clube do Rio.
E como futebol é um esporte coletivo, outra característica também foi apontada como importante para a reviravolta do SJB. A união do meu grupo foi determinante para conseguirmos a quinta colocação no geral na frente de times tradicionais como São Cristóvão, América, Goytacaz entre outros, e ainda chegamos a semifinal da Taça Corcovado, encerra.