A fiscalização do CREF1 localizou uma academia em Valença (RJ) com aparelhos enferrujados, fiação exposta e uma anilha improvisada feita de cimento, irregularidades que tornam o estabelecimento inadequado para a prática de atividades físicas. Também houve o flagrante de um exercício ilegal no município de Comendador Levy Gasparian.
A fiscalização foi feita na última semana (21 a 25/07), nas fotos ao lado é possível ver o estado da academia de Valença que foi multada, reincidentemente, também por ausência de registro de Pessoa Jurídica (PJ), de Responsável Técnico e pela falta de segurança nas sessões de treinamento e afins, como consta na Resolução 052/02 do CONFEF.
Em Comendador Levy Gasparian um falso professor foi encaminhado para a delegacia por ministrar atividade física sem a devida formação superior em Educação Física e consequentemente o registro no CREF1. O mesmo responderá junto ao Tribunal de Ética do Conselho e ao Ministério Público. Já o estabelecimento foi multado em duas anuidades vigentes por permitir o exercício ilegal.
A equipe do CREF1 fez 30 fiscalizações de rotina e seis denúncias. A operação foi realizada também nos municípios de Areal, Três Rios, Paraíba do Sul e Vassouras. No total 14 empresas também foram autuadas pela falta de registro de registro de PJ.