Uma academia foi interditada na última terça-feira (05/02) no bairro Terra Vermelho, em Vila Velha no Espírito Santo. O CREF1-ES com o apoio da Vigilância Sanitária (VISA) do Município comprovou as más condições do local que ainda permitia a prática de aulas de musculação sem a supervisão de um profissional de Educação Física.
A academia não tem alvará de Vigilância Sanitária para o devido funcionamento, e mantém equipamentos rasgados e mal conservados. Além disto, outra ilegalidade foi encontrada: o estabelecimento também não possui registro de Pessoa Jurídica no Conselho, e por isso foi notificado quanto à obrigatoriedade do mesmo (Lei 6.839/80).
No mesmo estabelecimento a fiscalização encontrou uma sala desprovida, onde vários alunos praticavam musculação sem o acompanhamento de profissional. A academia foi notificada quanto à necessidade de supervisão de um professor de Educação Física, habilitado, para o planejamento, acompanhamento e supervisão das atividades físicas, conforme a Lei 9696/98.
Ainda neste dia outros três estabelecimentos foram visitados, e dois foram notificados sobre o alvará sanitário, e registro de PJ no CREF1-ES.