Quase toda criança gosta das aulas de Educação Física. Jogos, esportes e brincadeiras são os principais motivos da simpatia pela disciplina. Mas que tal esse momento ser levado ainda mais a sério? Os profissionais do ramo já estão de olho nisso e investem cada vez mais na consciência dos alunos sobre a importância da prática de atividade física para uma vida mais saudável.
Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes, os professores vêm tornando as lições mais dinâmicas. O trabalho não fica só nas quadras, ensinamentos, histórias e curiosidades sobre os esportes são passados em sala de aula incentivando os alunos.
Para exemplificar a importância do trabalho da Educação Física Escolar para o desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes, o quadro “Medidinha Certa” exibido no último domingo (10/06) pelo Fantástico, programa da TV Globo mostrou como a criatividade pode contribuir no combate ao sedentarismo e fazer a diferença no dia a dia dos alunos. Em uma escola municipal de Osasco (SP), por exemplo, a professora além de incentivar o diálogo, motiva os estudantes a trazerem sugestões de quais esportes gostariam de conhecer. “Eu acho que a gente consegue conquistar as crianças quando a aula tem diálogo. Por exemplo, a gente está estudando os brinquedos radicais. Foi um tema que surgiu deles. Mas, a partir disso, a gente consegue ampliar os conhecimentos das crianças”, diz a professora Cindy Siqueira em entrevista ao Fantástico.
Iniciativas como essas mostram que é possível tornar a prática de atividade mais prazerosa, consciente e integrante da vida de milhares de pessoas. “O grande papel de um professor de educação física é criar a consciência na criança que o movimento é para o resto da vida. Se ela sai com essa consciência da escola, a educação física cumpriu seu papel”, reforçou Marcio Atalla, professor de Educação Física que participa do programa.