Notícias

Informes

Benefícios do esporte para crianças com Down

21/03/2018

Além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das crianças, o exercício físico é uma ferramenta eficaz para combater o sedentarismo e a obesidade infantil e tem múltiplas vantagens para o nosso organismo. Nas crianças com Síndrome de Down a prática esportiva, além das vantagens físicas, traz benefícios psicológicos e sociais.

De acordo com Carla Santos, profissional de Educação Física e coordenadora do Núcleo de PCD da Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel, a atividade física pode ajudar muito no desenvolvimento do Down. “Por se tratar de uma alteração na formação genética , a síndrome não tem cura, mas com uma boa estimulação e dedicação diante das necessidades é possível conseguir um grande progresso e fazer com que cheguem no máximo de seu potencial”.

O esporte ajuda a potencializar habilidades, a melhorar a coordenação e também lhes aporta mais força e tônus muscular. Além disso, também contribui para melhorar sua postura corporal, a orientação espacial, o equilíbrio e a flexibilidade. Carla afirma não ter restrição para modalidades, mas é importante verificar qual é a mais adequada para as características e necessidades apresentadas no momento da atividade. “Um caso mais especifico é a questão da cabeça. A gente evita alguns movimentos que possam vir a bater a cabeça”, disse Carla.

A inserção do Down na prática esportiva deve ser feita, preferencialmente, na infância através de um trabalho lúdico com jogos e brincadeiras e fazendo a adequação em outras modalidades conforme a resposta do aluno. “Eu tenho aluno que já iniciou a prática de Musculação, Pilates e exercícios posturais, sempre dentro de uma limitação e característica que podemos desenvolver”, concluiu a profissional.

A revista Guia Infantil destacou algumas vantagens psicossociais e físicas do esporta para crianças com Síndrome de Down. Veja:

6 vantagens psicossociais do esporte para crianças com Síndrome de Down
1. Ajuda a criança a se sentir parte de um conjunto e a trabalhar em equipe, incentivando nela o companheirismo e favorecendo as relações pessoais.
2. Descobrem suas próprias capacidades e as ajudam a externar suas emoções com o grupo favorecendo o autocontrole emocional: desde o desejo pelo trabalho bem feito até o grande esforço ou até mesmo a frustração.
3. Tomam consciência tanto das suas dificuldades como de suas possibilidades melhorando assim a sua autoestima.
4. Adquirem maior autonomia e melhora o seu estado de ânimo.
5. Aprendem a respeitar as regras do jogo.
6. Ajuda a eliminar o estresse favorecendo o seu estado de ânimo.

6 benefícios físicos da prática desportiva em crianças com Síndrome de Down
1. Melhora o seu estado geral, assim como a sua forma física.
2. Previne a obesidade.
3. Sua resistência cardiorrespiratória aumenta melhorando assim o seu aparelho respiratório.
4. Diminui o risco de cardiopatia, assim como a frequência cardíaca.
5. Baixa sua pressão arterial.
6. Reduz o colesterol ‘ruim’ e as triglicérides.

Com informações de Guia Infantil

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci

Fiscalização

Exercício ilegal em academia de Itaperuna

Comunicados

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Jacarepaguá