Notícias

Comunicados

Câmara aprova lei que obriga academias a fixar cartazes orientando verificação de registro profissional dos profissionais

26/10/2017

A Frente Parlamentar de Petrópolis-RJ conquistou mais uma vitória para a Educação Física e para a sociedade da região. De autoria do vereador Professor Leandro Azevedo, o projeto de lei obrigando as academias a fixarem cartazes orientando os frequentadores a consultar, junto ao Conselho Regional de Educação Física da Primeira Região RJ/ES – CREF1, o registro profissional de professores, foi aprovado na Câmara Municipal. A medida deve ser adotada em todos os espaços que ofereçam serviços de atividades físicas.

“Esse foi um pedido do próprio CREF1. Com o cartaz, a intenção é conscientizar os frequentadores desses locais sobre a importância de certificar que está sendo atendido por um profissional reconhecido. Tenho certeza que a medida é uma forma de proteger a população e garantir a qualidade do serviço que está sendo prestado”, frisa o vereador.

Aprovado em segunda discussão, o projeto será encaminhado para ser sancionado pelo prefeito Bernardo Rossi. Segundo o vereador, o CREF1 recebe, constantemente, denuncias de exercício ilegal da profissão. Todas são verificadas e na maioria delas a irregularidade é encontrada. No entanto, o número de denuncias ainda é pequeno, pois uma grande parcela da sociedade desconhece a importância do registro profissional.

Para o vereador, os cartazes afixados nesses locais irá deixar os usuários em alerta, para o caso de perceberem casos de exercício ilegal da profissão. “As pessoas precisam estar conscientes que a atividade física prescrita, se for supervisionada ou ministrada por pessoas não habilitadas, podem gerar danos físicos irreversíveis aos praticantes e até a morte”, destaca Azevedo.

Colaboração: Carla Cavalcante

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa