Notícias

Informes

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física

23/05/2017

Espírito Santo está em 10º e Rio de Janeiro na última colocação. Falta de tempo e de interesse são os principais motivos para não se praticar esportes no Brasil

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a maioria dos brasileiros não está se exercitando.  Em 2015, 123 milhões de pessoas não praticaram, sendo que 91,3 milhões de pessoas nunca praticaram esportes na vida. Das pessoas que não praticaram esportes no período de referência, 38,2% alegaram falta de tempo e 35% disseram não gostar ou não querer.

A pesquisa feita pelo IBGE levou em consideração o entendimento do entrevistado sobre o que, para ele, seria classificado como esporte ou atividade física. Dessa forma, algumas modalidades, como caminhada, foram classificadas nas duas categorias. O Rio de Janeiro ficou entre as quatro últimas posições no que diz respeito à prática de qualquer atividade física, apenas 31,9% da população de 15 anos ou mais se exercitou de alguma forma no período de setembro de 2014 a setembro de 2015. Nesse aspecto, Alagoas teve a pior média, com 29,4%.

No caso da prática esportiva, cerca de 76% dos brasileiros acima de 15 anos não participaram de nenhum esporte ao longo de um ano. Nesse quesito, o Rio foi o estado com pior desempenho: somente 18,9% da população afirmou praticar alguma modalidade. A prática esportiva é maior entre os homens. Entre os 38,8 milhões que fazem alguma modalidade, 63,2% eram homens e 36,8% mulheres.

 

A pesquisa investigou a prática de esportes e atividades físicas por pessoas de 15 anos ou mais no período de referência de 27 de setembro de 2014 a 26 de setembro de 2015, identificando o tipo de esporte ou atividade física praticada, perfil dos praticantes, motivação, local de prática, frequência, duração, participação em competições e outros aspectos relacionados. Não havia diferenciação entre esporte e atividade física, ficando a cargo do morador a classificação da modalidade praticada.

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada aqui

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci