Notícias

Comunicados

Comissões do interior são chamadas à ação

25/02/2019

Com o objetivo de descentralizar a gestão no interior do Rio de Janeiro, o Conselho Regional de Educação Física (CREF1) instituiu as Comissões de Profissionais de Educação Física, formada por profissionais que atuam em diversos seguimentos e que possuem representatividade junto a categoria, para atuar no triênio 2018-2021. Até o último sábado, dia 23 de fevereiro, Barra do Piraí, Nova Friburgo, Petrópolis, Barra Mansa e Volta Redonda já se reuniram com o CREF1 para discutir os desafios para a região.

O vice-presidente do Conselho, prof. Ernani Contursi, foi o responsável por ouvir e discutir os próximos passos do CREF1 em cada município. De acordo com ele, a comissão é fundamental para a valorização do profissional de Educação Física. “A ideia é que esse grupo participe de toda a tomada de decisão referente a sua região, representando o Conselho nas temáticas locais”, explicou durante reunião com os grupos.

Durante as reuniões, os grupos colocaram as ações que gostariam de ver em suas cidades e como poderiam ser executadas, bem como levantaram questões referentes a legislação e fiscalização. As presidentes das Comissões nas regiões falaram sobre os principais desafios e a importância desse grupo. Em Nova Friburgo, a presidente da comissão, Luciene dos Santos Ferreira, disse que o grupo é importante porque conhece a vivência diária da categoria, dos profissionais de Educação Física, dos empresários locais e das escolas públicas e particulares com todas as suas particularidades. “Desta forma as Comissões pontuam as diretrizes das possíveis ações do Conselho, direcionando o planejamento da região para as particularidades das necessidades de cada localidade para fazer chegar até o mais interior dos municípios, a devida ação”.

> Novos membros da comissão participam de reunião plenária

> Evento homenageia profissionais e institui Comissões regionais

Prof. Luciene acrescentou que grandes desafios estão no caminho da Comissão de Friburgo, dentre eles: fazer chegar a sociedade a importância da praticar exercícios físicos com profissionais formados e devidamente alinhados com a visão do CREF1; orientar os colegas a se alinharem com o Conselho para o fortalecimento e reconhecimento da categoria na área de saúde; conseguir atuar junto as políticas públicas inserindo a prática de exercícios físicos a população de forma preventiva e corretiva; e continuar organizando nosso seguimento profissional no combate aos falsos profissionais.

Já em Petrópolis, a presidente Amanda Leal de Souza vê a comissão como um elo entre os profissionais de Educação Física da região e o CREF1. Para ela, a região terá como desafio motivar a categoria no sentido que a profissão é importante é necessária a sociedade, assim como unir e harmonizar todos os níveis da Educação Física (escolar, academias, universidades, projetos sociais, entre outros). O Call to Action estará focado em três linhas:

1- promover a aproximação com os diversos níveis do Poder Público, na tentativa de participar de decisões que visem o bem-estar social e a saúde pública;

2- Também promover cursos de aperfeiçoamento baseados nas possíveis deficiências identificadas nas áreas de atuação dos profissionais de Ed. Física da região;

3- Cabe também a comissão mostrar os resultados positivos que o CREF 1 tem conseguido na melhoria da profissão.

Em Volta Redonda, a presidente Eloisa Vilela de Souza acredita que a comissão tem o dever de esclarecer para a sociedade que a Educação Física envolve corpo e mente e que, por meio do exercício físico, o profissional atua diretamente no bem-estar físico, mental, social e cultural. “Nossos desafios serão grandes e muitos, porque temos uma classe pouco informada sobre a real função do CREF1 no Sul do estado, então precisamos reaproximar o profissional das ações, funções e competências de um Conselho”. Ela conta que chegar no profissional que atua em todos os segmentos da Educação Física terá importância máxima para a comissão, defendendo o interesse de todos de forma sensata e eficaz.

A presidente Mariana Albernaz Junqueira Rego, da Comissão de Barra do Piraí, explica que um dos focos da atuação será agir na aprovação de leis que beneficiem a profissão, sempre o coletivo e não o individual. “A comissão luta sempre pela proteção da sociedade, buscando que a mesma seja atendida por profissionais que estejam de acordo com o Conselho para garantir a qualidade do serviço prestado a sociedade”.

Nesse processo, prof. Mariana destaca que um dos maiores desafios seja o entendimento e aceitação dos profissionais em relação ao Conselho, ou seja, melhor entendimento da sociedade e profissionais da área sobre o papel do CREF1. “Muitos deles apenas veem o Conselho como um órgão de fiscalização e não entenderam que a comissão quer ajudar na sua regulamentação para não terem problemas futuros. Já quebramos muitas barreiras desde que iniciamos nossa comissão, porém sabemos que os desafios virão sempre”.

Para a comissão de Barra Mansa, o desafio é  reaproximar a categoria com o Conselho, que por alguns anos esteve estremecida. “Agora juntos vamos trabalhar para informar e fortalecer as relações dos profissionais com as ações, funções e objetivos do Conselho em prol da categoria”, informou a presidente Larissa Casemiro Alegre.

Ela conclui contando que em Barra Mansa a população conhece e reconhece o profissional de Educação Física nas escolas, academias, clubes, “mas é preciso mostrar que estamos a cada vez mais inseridos na área da saúde, provendo o bem estar e qualidade de vida. Precisamos trabalhar para inserir a categoria nos programas de saúde junto com os outros profissionais”, concluiu.

Até o final de março, o Conselho vai se reunir com as demais comissões do interior e da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com Vigilância Sanitária no município de Campos dos Goytacazes

Fiscalização

Fiscais flagram falso profissional durante aula de alongamento no bairro da Penha

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de Treinamento Funcional em Santa Cruz

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024