Pré-Congresso fala da importância do esporte para a sociedade e conta com a presença da professora Melaine Nascimento, presidente da Câmara de Educação Física Adaptada (EFA) da Sede do CREF1 em Campo Grande.
O evento foi organizado, no último fim de semana (15/06), pela Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAFESP) em parceria com Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) na Tijuca (RJ). Além das discussões sobre o esporte, o Congresso também promoveu debates sobre a intervenção da Psicologia nesse espaço através de uma prática de garantia dos Direitos Humanos.
O Congresso começou pontualmente às 8h da manhã com a mesa “Visões Plurais sobre as contribuições do esporte no autismo” que contou com a participação do CREF1; da mãe de um autista e diretora do grupo de pais da ONG Mundo Azul, Denise Fonseca; da estudante de Psicologia Cinthia Monique do Instituto PRIORIT; e também do profissional de Educação Física, Personal Trainer, Carlos Eduardo Lima do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN).
Com a proposta de trocar experiências, Denise contou como o esporte auxiliou no desenvolvimento do seu filho. O Personal Carlos Eduardo falou dos benefícios da prática de uma atividade física junto a outros estímulos para o autista, respeitando todas as suas características.
“Apresentamos a Câmara de EFA, nossas ações, objetivos e a nossa cartilha. Ressaltei a fala dos componentes da mesa com relação ao poder da Educação Física Adaptada no arsenal de atividades que podem propiciar a inclusão social da pessoa com autismo e sua autonomia, conta a professora Melaine.
Para a presidente da Câmara de EFA, o Pré-Congresso representou ainda uma integração muito rica entre a Psicologia e a Educação Física: “Foi excelente a experiência e o intercâmbio entre as duas áreas, acredito que devemos repetir esta mesa aqui em nossa Sede, em uma de nossas reuniões pois seria de grande valia para os nossos profissionais.