Notícias

Comunicados

Conselho de Educação Física pega leigo em São Gonçalo

09/05/2017

Fiscais do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) flagraram falso profissional orientando atividade de treinamento funcional nesta quarta-feira, dia 03 de maio. Por não possuir registro junto ao Conselho, o leigo foi encaminhado à 72º DP de São Gonçalo, onde prestou esclarecimentos.

No momento do flagrante, o leigo, que possui apenas o Ensino Médio, utilizava um circuito com cama elástica, colchonete, halteres e cones. O denunciado ministrava aulas em um clube da região e no piscinão de São Gonçalo, locais onde possuia muitos clientes e cobrava um valor elevado para orientar as atividades.

Segundo denúncias recebidas pelo CREF1, o leigo se passava por profissional de Educação Física para captar mais clientes, além de divulgar os treinos e “antes e depois” nas redes sociais. Algumas alunas afirmaram ter sofrido lesões por conta dos exercícios.

Além deste caso, o Departamento de Fiscalização do CREF1 também flagrou outros dois casos de exercício ilegal em Piratininga, Niterói. Um supervisionava 40 alunos no salão de musculação e outro com o registro baixado ministrava natação para dois clientes. Os leigos foram encaminhados para a 81º DP da cidade.

Todos os casos de exercício ilegal, caracterizado quando uma pessoa sem formação superior em Educação Física e registro no Conselho se encontra à frente de qualquer atividade física, serão encaminhados ao Ministério Público.

Para a supervisora da Fiscalização, Giovanna Pereira, a população precisa estar alerta para não ser enganada. “A população precisar estar atenta, pois somente um profissional de educação física habilitado está apto a ministrar exercícios com segurança e é capaz de conhecer a especificidade e individualidade de cada aluno”.

Para denunciar a prática ilegal da Educação Física, basta acessar este link ou entrar em contato pelo telefone: (21) 2567-0789.

Outras notícias:

Comunicado

Comunicado – Feriado Carnaval

Fiscalização

Flagrada falsa profissional em academia do município de Queimados

Informes

CREF1 assume cadeira no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Paracambi

Comunicados

Falso profissional é flagrado durante aula de natação no mar no Município de Rio das Ostras

Comunicados

Nota de Falecimento

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de futsal no município de Pinheiral