Notícias

Comunicado, Informes

Conselho fala sobre a Educação Física na Escola para o Globo

22/10/2015

 RIO – Presentes no currículo escolar por determinação do Ministério da Educação (MEC), as aulas de Educação Física costumam ser tratadas como secundárias por muitos pais e alunos. O fato de a disciplina raramente oferecer provas ou ser cobrada no Enem e em vestibulares também contribui para o descaso.
Titular do Conselho Regional de Educação Física (CREF) da 1ª Região, que abrange Rio e Espírito Santo, o professor José Paulo Neves alerta para os aspectos que estudantes e seus responsáveis devem valorizar durante o ano letivo e levar em conta na escolha de um novo colégio.
A Educação Física nas escolas deve priorizar o desenvolvimento físico e motor ou a iniciação esportiva?
Atualmente, na educação infantil, a prioridade é o desenvolvimento das habilidades motoras. No segundo ciclo do ensino fundamental, esse aspecto se intensifica e começam a surgir as afinidades esportivas, que aumentam no ensino médio. Educação Física não é esporte: o esporte é apenas uma das ferramentas da disciplina.
Quais aspectos relativos à Educação Física as famílias devem levar em conta na escolha de uma escola?
No caso da Educação Física, a infraestrutura é tão importante quanto o projeto pedagógico oferecido. Os pais devem conhecer as instalações, quadras e equipamentos que a escola oferece aos seus alunos. A falta de um ginásio coberto impede a realização de aulas em dias de forte calor ou de chuva, e uma aula dessas em sala restringe o potencial da atividade.
As aulas são ministradas apenas por professores de Educação Física?
Não. Hoje, o Cref briga contra a resolução número sete do Conselho Nacional de Educação, de 2010, que possibilita aos professores regentes, até o 5º ano, lecionarem a disciplina, mesmo sem qualquer preparo para isso. Esse é um raciocínio que vem de uma lógica antiga de recreação, mas a disciplina não é só recreação. Somente um professor de Educação Física está preparado para lidar com a avaliação do desenvolvimento motor de uma criança, e os pais devem estar atentos a isto.
Por que a disciplina é pouco levada a sério por pais e alunos nas escolas?
A Educação Física teve momentos turbulentos, com muitos exercícios equivocados nos colégios, e obedeceu a uma lógica militar, que ficou no passado. Ela mudou muito ao longo dos últimos anos para acompanhar as necessidades da sociedade. Hoje, um bom professor não tem dificuldades para explicar o papel dela para a comunidade pedagógica.

FONTE: Jornal O Globo
Data da publicação: 22/10/2015

Outras notícias:

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de futsal no município de Pinheiral

Informes

Comissão de Miguel Pereira conquista cadeira no Conselho Municipal de Saúde

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de jump em Teresópolis

Informes

Reconhecimento: sancionada Lei Municipal Nº 4.158 em Angra dos Reis

Informes

Profissionais de Educação Física foram homenageados na Câmara dos Vereadores do Rio

Comunicados

Comissões da Baixada Fluminense comemoram 25 anos de profissão