Na última semana (19 a 23/08) uma operação fiscal do CREF1 ES, em vários municípios do estado capixaba, flagrou 11 pessoas exercendo ilegalmente a profissão de Educação Física. As fiscalizações foram de rotina e também para apurar 14 denúncias anônimas feitas ao Conselho.
Os falsos professores não tinham formação superior e nem o registro profissional que permite atuar na área, como determina a Lei 9696/98 que regulamenta a profissão. Por esta razão todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia mais próxima para o registro da ocorrência, e irão responder junto ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão (art. 47 da LCP).
Os fiscais passaram por nove municípios – Colatina, Santa Teresa, Santa Maria de Jetiba, Itarana, Itaguaçú, São Gabriel da Palha, Pancas, Baixo Guandú e Afonso Claudio – com um total de 32 fiscalizações.
As ações tiveram cobertura da mídia e repercussão nas academias do Espírito Santo. A Academia Oxigênio Fitness Welness foi um dos estabelecimentos que postou comentários a respeito em sua página na rede social:
“É o mesmo que ocorre com a carteira da OAB para os advogados, CRM para os médicos e CREFITO aos fisioterapeutas.
O objetivo é o mesmo. Caso contrário, você estará cometendo um crime, chamado `EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO.
A Academia Oxigênio Fitness Wellness, possui todos os professores habilitados com curso superior em Educação Física Licenciatura/Bacharel e um estagiário, E O SEU INSTRUTOR OU PERSONAL POSSUI CURSO SUPERIOR COMPLETO E CREF ? pergunte a ele".
Para consultar se o seu professor ou se sua academia tem registro no CREF1 clique aqui.