Notícias

Comunicado, Informes

Conselho reverte sentença e garante que Zumba é com profissional de Educação Física

17/09/2015

O CREF1 conseguiu reverter uma sentença que afirmava que para ministrar aulas de Zumba Fitness era necessário apenas ter um curso de Zumba, por ser uma marca patenteada. Com a decisão favorável ao Conselho reafirma-se que a modalidade tem o objetivo de condicionamento físico, tratando-se portanto de uma atividade física exclusiva de profissional registrado no CREF.
Zumba Fitness é ou não é atividade física?
O processo foi movido por uma profissional autuada pelo CREF1 por estar à frente das aulas de Zumba Fitness sem ter a graduação na área e muito menos o registro no Conselho, tendo somente o curso “Zumba Basic One” que segundo a mesma a capacitava para tal atividade.
O Ministério Público julgou a favor da profissional num primeiro momento, porém o CREF1 entrou com um pedido de Agravo de Instrumento fundamentando que a atividade é exclusiva de profissional de Educação Física.
“ZUMBA FITNESS é uma modalidade de treinamento físico com único propósito de condicionar fisicamente os alunos, tratando-se de produto patenteado, de modo que os seus instrutores devem possuir autorização específica mediante pagamento e treinamento ao detentor de seus direitos econômicos e a sua aplicação e oferecimento deve ser feita exclusivamente por Profissionais de Educação Física…”
A 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro julgou sentença favorável ao CREF1 anulando a primeira decisão: “Logo, a “Zumba” consiste em exercícios físicos praticados em forma de coreografia, mas com o objetivo claro de proporcionar condicionamento físico. Tal ideia se extrai do próprio conceito de fitness, cuja tradução significa aptidão física e/ou bom condicionamento”. (Trecho da decisão).
E o que isso representa para você profissional de Educação Física?
A garantia do seu espaço, da sua livre atuação no mercado de trabalho. Se é atividade física, você é o único profissional capacitado para prestar esse serviço, cumprindo com isso a Lei 9696/98 que regulamenta a profissão. Garantindo ainda que a sociedade será atendida com qualidade e segurança.

 

Outras notícias:

Comunicado

Comunicado – Feriado Carnaval

Fiscalização

Flagrada falsa profissional em academia do município de Queimados

Informes

CREF1 assume cadeira no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Paracambi

Comunicados

Falso profissional é flagrado durante aula de natação no mar no Município de Rio das Ostras

Comunicados

Nota de Falecimento

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de futsal no município de Pinheiral