Notícias

Comunicados

CREF1 promove debate com participação do CNE sobre a Educação Física.

20/04/2016

O mês de abril ficará marcado como um dos momentos mais importantes na Educação Física. O Conselho Regional de Educação Física, reuniu dezenas de representantes das Instituições de Ensino Superior dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, do Conselho Nacional de Educação – CNE, CONFEF, SINPEF, APEF´s, Executiva Nacional do Estudantes, Profissionais e Acadêmicos de Educação Física e também da presença do Presidente da Comissão  de Educação da ALERJ e Presidente da frente Parlamentar Estadual em Defesa da Educação Física para discutir sobre as novas diretrizes curriculares para graduação em Educação Física.

Foi a primeira vez que a Comissão do CNE – representada pela figura do professor Paulo Barone, participa de um debate sobre o tema a convite de um Conselho Regional de Educação Física em uma discussão aberta, franca e muito produtiva. Para o presidente do CREF1, prof. André Fernandes, todos estão de parabéns: “-É com um imenso prazer que parabenizo a Câmara Técnica de Ensino Superior do CREF1 por mais essa iniciativa, ela contribuiu muito para esclarecer e amadurecer essa questão. Mais uma vez, o CREF1 se mostra vanguarda por abraçar a ideia e democratizar as discussões sobre esse tema tão relevante para valorizada ainda mais a profissão de Educação Física.”

200 pessoas entre profissionais e estudantes promoveram um clima de respeito mútuo, onde se buscou o entendimento, sem essa polarização que tem afetado nossa sociedade nos últimos tempos, todos que solicitaram perguntas e/ou realizaram o uso da palavra foram ouvidas, questionadas, mas acima de tudo, respeitadas, sem serem rotuladas como “parciais” por conta de suas diferenças de opinião. A categoria marcou sua posição e mostrou que está aberta a discutir e ser ouvida de forma ampla para que os rumos e propostas referentes a profissão sejam decididos em comum acordo.
O 2º vice-presidente do CREF1 e mediador do debate, prof. Roberto Correa comentou da importância dos eventos e das lutas recentes: “-Recentemente demos um passo importante com a aprovação da Lei 7.195/2016, que obriga que as aulas de Educação Física, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sejam ministradas por profissionais com licenciatura na área. Agora, precisamos garantir que a lei tenha eficácia e que, a partir daí, sejam garantidas as condições para que as aulas possam ocorrer. Queremos que a categoria seja ouvida pois toda decisão gera um impacto a médio e longo prazo, por isso, esse evento idealizado pelo CREF1 pode iniciar uma nova era em que possamos construir juntos uma Educação Física com ainda mais qualidade beneficiando a população.”

O CREF1 continuará buscando soluções e argumentos que assegurem nossa profissão e a saúde da população para conseguiremos levá-la ao nível de valorização que a Educação Física merece junto à sociedade. Por que juntos somos mais fortes!

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci