Notícias

Comunicados

Cristo ganhou iluminação em celebração dos 20 anos da Educação Física

03/09/2018

O Cristo Redentor ganhou as cores da Educação Física, no dia 1º de setembro, sábado, das 20h às 21h30min, em comemoração aos 20 anos da profissão. O monumento foi iluminado de verde com o objetivo de lembrar a sociedade da importância da prática regular de exercícios físicos. A ação é resultado de uma parceria entre o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CREF1) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população brasileira é sedentária. Pesquisa feita pela Organização revela também que o sedentarismo vem aumentando em todo o mundo e já é responsável pelo quarto maior fator de risco de mortalidade. A ausência de uma disciplina de atividades físicas como causa de morte só perde para as doenças relacionadas ao aumento da pressão arterial, ao fumo e à glicemia elevada.

O sedentarismo é responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas e desenvolvimento da hérnia de disco e dores nas costas. Globalmente, a inatividade física também constitui um enorme custo para o setor da saúde, representando 54 bilhões de dólares em assistência médica direta. Do montante, 57% ficam a cargo do setor público e outros 14 bilhões de dólares em perdas econômicas são atribuídos a quedas de produtividade.

Diante de um cenário desses, a OMS lançou o “Let’s Be Active”, um plano global para estimular a atividade física. A entidade estabelece como missão “garantir que todas as pessoas tenham acesso a ambientes seguros e a diversas oportunidades para serem fisicamente ativas na vida diária, como uma forma de melhorar a saúde individual e da comunidade e para contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico de todas as nações”. De maneira prática, a meta é reduzir a prevalência do sedentarismo entre adolescentes e adultos em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

 

Pórtico de Belford Roxo também ficou iluminado 

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci

Fiscalização

Exercício ilegal em academia de Itaperuna

Comunicados

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Jacarepaguá