Notícias

Comunicado, Informes

Denúncias levam fiscais do CREF1 e do Procon até academias irregulares no ES

19/02/2015

Na última quinta-feira (12/02), o CREF1 efetuou mais uma fiscalização em conjunto com o Procon do Espírito Santo. Desta vez duas academias foram autuadas por falta de profissional de Educação Física na sala de musculação, e as mesmas não tinham avisos alertando sobre o risco do uso de anabolizantes, entre outras irregularidades.
Os fiscais chegaram aos estabelecimentos nos bairros de Cobilândia e Vila Velha graças às denúncias anônimas feitas ao Conselho. Os mesmos mantinham atividades na sala de musculação sem a presença de profissional de Educação Física e não possuíam Responsável Técnico nomeado junto ao CREF1.
Já o órgão de defesa do consumidor autuou as duas academias por não afixarem em local visível placa informativa contendo telefone e endereço dos Procons Estadual e Municipal, conforme a Lei Estadual 9.160/2009 (modelo disponível para impressão no site www.procon.es.gov.br); pela falta de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor; e de um informativo com informações de dias e horários de funcionamento, entre outras irregularidades.
Os estabelecimentos também não apresentavam placas alusivas quanto ao risco do uso indiscriminado de esteroides anabolizantes e suas consequências, que deveriam conter inclusive o seguinte texto: "A utilização indiscriminada de esteroides anabolizantes prejudica o desempenho sexual, o sistema cardiovascular, causa lesões no fígado e nos rins, aumenta o risco de câncer, degrada a atividade cerebral e pode matar", como prevê a Lei Estadual 8.661/2007.
Sua denúncia é muito importante para garantirmos segurança e qualidade na prestação dos serviços de atividade física. Fale conosco para registrar uma ocorrência:
(27) 3227-1622Espírito Santo.
(21) 2567-0789Rio de Janeiro.
Se você tem dúvidas quanto às exigências do Procon para o seu estabelecimento, ligue para 151 e fique ligado!

 

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com Vigilância Sanitária no município de Campos dos Goytacazes

Fiscalização

Fiscais flagram falso profissional durante aula de alongamento no bairro da Penha

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de Treinamento Funcional em Santa Cruz

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024