Notícias

Comunicado, Informes

Descubra o Badminton

23/06/2015

Esporte olímpico

O projeto “Descubra o Badminton” está divulgando a modalidade olímpica e promovendo capacitações gratuitas para profissionais de Educação Física interessados em atuar na área. O Badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, segundo a Federação Mundial de Badminton (BWF), traz vários benefícios para a saúde de quem pratica e terá, pela primeira vez, representantes brasileiros em uma olimpíada – a Rio 2016.
Hoje o Badminton conta com mais de cinco mil praticantes de forma amadora em todo o estado e mais de 300 profissionais de Educação Física capacitados para ministrar o esporte, segundo a presidenta da Federação de Badminton do Estado Rio de Janeiro, profissional de Educação Física, Simone Santos (CREF 023230-G/RJ).
“O número de atletas incluindo os de escolas que já participaram do curso oferecido pela mundial aumentou 100%, ou seja, já temos novos talentos sendo descobertos que poderão participar de nossas competições oficiais. Podemos dizer que hoje temos profissionais capacitados para indicar para qualquer projeto ou escola que solicite, o que não tínhamos há dois anos”, ressalta a professora.
O Brasil é o 28º no ranking mundial do badminton e conta com sete atletas entre os 100 melhores do mundo. “O Badminton Brasileiro teve uma ascensão significativa nos últimos dois anos e meio. Esta ascensão está visível, através dos resultados conquistados. A Seleção Brasileira tem 16 atletas, sendo que nove estão desde o início dos trabalhos, em janeiro de 2013, e sete entraram ao longo do processo em 2014”, conta o presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Francisco de Carvalho.
Nas Olimpíadas de 2016 o Brasil já tem vaga garantida para as competições femininas e masculinas, nesta última a briga ainda está acirrada com Alex Tjong, segundo no ranking nacional e Daniel Paiola, primeiro do país e medalha de bronze no Pan de 2011.
O que é o Badminton?
Uma peteca, uma raquete e uma rede, com isso você já pode jogar o badminton esporte de raquete mais rápido do mundo que pode ser jogado individualmente ou em dupla.  A quadra geralmente mede 5,18 metros de largura por 13,40 metros de comprimento nos jogos individuais e para os jogos em dupla a largura aumenta para 6,10 metros. 

Inventado há dois mil anos na China, com as regras criadas na Índia e o nome de batismo “bedminton” criado na Inglaterra, o badminton é um esporte que apareceu pela primeira vez em jogos olímpicos em Barcelona em 1992. 
Para a profª. Simone o badminton é um esporte completo por trabalhar todo o corpo: “O esporte ajuda como um todo na melhora da aptidão física, aumento do tônus muscular, ajuda a desenvolver as habilidades físicas, psicológicas, a parte respiratória, cardiológica, principalmente quando se joga de forma lúdica e prazerosa. É um esporte completo, em que crianças de seis, sete anos podem praticar até pessoas mais idosas com 100 anos”.
Além dos benefícios citados pela profª Simone, o badminton também é um esporte capaz de promover interação entre as pessoas: “O badminton é de fácil aprendizagem e evolução, que promove a interação com outras pessoas e bastante completo no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, estabilidade e equilíbrio, concentração, estratégia, bem como óculo-manual”, esclarece a Federação Mundial de Badminton.
Ásia e Europa são referências na prática do esporte, a China, por exemplo, faturou a medalha de ouro nas olimpíadas de Londres em 2012 nas cinco categorias do esporte.
Curso de Badminton Escolar para profissionais de Educação Física
O curso de Badminton (Shuttle Time) escolar, que é totalmente gratuito, acontecerá agora em agosto nos dias 15 e 16 com turma já lotada. As próximas datas da capacitação estão marcadas para os dias 26 e 27/09; 24 e 25/10 e 14 e 15/11. Para realizar a inscrição os profissionais devem enviar um e-mail para inscricao@febarj.org ou ligar para (21) 97924-1928.
Badminton comemora o Dia Olímpico
O Dia Olímpico, lembrado nesta quarta-feira (23/06), foi comemorado na última segunda-feira (22/06) pelo Badminton. Profissionais, representantes do CREF1 integrantes da Federação Mundial de Badminton e da Federação Espanhola, juntamente com o ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Jorginho – que conheceu o esporte quando esteve no Japão – promoveram o esporte no Complexo Esportivo da Rocinha, Zona Sul do Rio.
“O badminton é um esporte simples, que não é caro e muito saudável. Ele ajuda a desenvolver a parte física e motora da criança. Trata-se de um esporte olímpico que poucas pessoas conhecem no Brasil e que é muito gostoso de jogar. Para mim, que trabalho com o social, é mais uma opção para apresentar aos alunos”, disse Jorginho, que também é presidente do Instituto Bola Pra Frente, onde há a prática do badminton.
Durante o evento crianças e jovens puderam conhecer o Badminton jogando o esporte na companhia do mascote Petekin.

Crédito das fotos: Tiago de Paula Carvalho e Federação Mundial de Badminton (BWF)

 

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa