Notícias

Comunicados

Profissional compartilha experiência de sucesso do SESC Rio no México

24/01/2019

Profissional de Educação Física do Rio de Janeiro participou do Congresso Mundial sobre Infância, Adolescência e Juventude Por uma Cultura de Paz e Bons Tratos, realizado na cidade de Nuevo León, Monterrey, México, no final de 2018. Prof. Glaucio de Oliveira Mendonça foi o único representante da categoria no evento, quando apresentou o projeto “Corrida de Orientação, uma Adaptação da Educação Física na Educação Infantil”, um desdobramento do trabalho que realizado na unidade do SESC Rio em Niterói com 120 crianças de 3 a 5 anos, cerca de 90% delas oriundas do Morro do Estado, a maior comunidade de Niterói, considerada uma área de risco.


A experiência prática apresentada por Glaucio busca educar as crianças para a autonomia, valorizando a construção coletiva, criando condições para inclusão de todos, respeitando a diversidade e compreendendo que a educação integral é um dos princípios do Esporte Educacional. De acordo com o profissional, em seu artigo, “reconhecer o lugar em que se está, saber em qual direção seguir, se posicionar. A orientação na vida do ser humano é extremamente importante, e está relacionada a vários aspectos. Sendo assim, quanto mais trabalharmos princípios básicos sobre como nos orientarmos no tempo e no espaço, mais acrescentaremos às crianças e à sua formação como cidadão”.


Quanto mais trabalharmos princípios básicos sobre como nos orientarmos no tempo e no espaço, mais acrescentaremos às crianças e à sua formação como cidadão


Como metodologia, as aulas foram divididas em duas fases – Estímulos e significado e Orientação propriamente dita-, com duração de dois meses e meio. “Com o desenvolvimento das aulas, verificou-se que este trabalho expandiu a visão das crianças, que relataram que precisavam ver e prestar atenção, não só no ambiente escolar, mas nas ruas, observando quando o semáforo fecha ou abre, ao caminhar nas calçadas, ao observar as setas de trânsito, as placas de aviso nas estradas”. Desta forma, segundo o profissional, a pertinência da abordagem da corrida de orientação para a Educação Infantil está nos benefícios para o desenvolvimento dos sentidos e segurança da própria criança.

Junto com Glaucio, o SESC Rio, órgão que financiou toda a viagem do profissional, enviou uma comitiva com outros sete profissionais das mais variadas áreas, os quais apresentaram cinco trabalhos. “Tivemos uma boa repercussão como brasileiros no evento, tanto que fomos convidados a dar uma entrevista na rádio estatal de Monterrey”, contou o profissional. O congresso concluiu uma sequência de eventos pelo mundo chamado Gira por la Infancia (Turnê pela Infância – em tradução livre) que reuniu 10 países: Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Venezuela, México, Marrocos, Equador, Espanha e Brasil.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci

Fiscalização

Exercício ilegal em academia de Itaperuna

Comunicados

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Jacarepaguá