Na última quarta-feira (02/12), os profissionais de Educação Física representados pela Frente Parlamentar da Educação Física, conseguiram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, aprovar o encaminhamento para plenário (dos Deputados Estaduais) o Projeto de Lei 3002/2014 que obriga a Educação Física no ensino infantil e fundamental com graduados com Licenciatura em Educação Física em todo Estado.
A audiência presidida pelo Deputado Estadual, Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da ALERJ, ouviu dos profissionais a importância da aprovação do PL, tendo a palavra iniciada pelo vice-presidente do SINPEF (Sindicato dos Profissionais de Educação Física), Ernani Contursi CREF 00005 G/RJ, relatou sobre “-A nossa bandeira é saúde para a população, somos apartidários, somos Educação Física e por isso, peço apoio de todos os Deputados que aprovem o PL pelo bem da sociedade e das crianças do Estado do Rio de Janeiro, pois é a única atividade que traz saúde para os estudantes hoje dentro da escola, e por isso, contamos com os Deputados Estaduais”.
O professor Dr. Roberto Correa CREF003781 G/RJ, representando o CREF1 explicou sobre o aumento da obesidade infantil e as consequências que acarreta na formação dos estudantes fluminense: “-Ao retirar os direitos dos profissionais de Educação Física ministrar as aulas de Educação Física estaremos sendo coniventes com uma geração sedentária, aceitando o aumento do bullyng.”.
A fala sobre a importância da aprovação do PL contou também com os profs. Eugênio Correa CREF 000036 G/RJ representando os professores das Instituições de Ensino Superior, Marcelo Barbosa Subsecretário de Esporte do Município do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Lancetta CREF 009669 G/RJ Presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro, Cyro Delgado CREF 026413 P/RJ Subsecretario de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Luciane Azevedo, Professora da UPPES, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação.
Todos os Deputados presentes deram seus parecerem a favor da luta dos profissionais. Todos, sem exceção, em suas falas, disseram que estão juntos com a Educação Física, são eles: Comte Bittencourt, Tio Carlos, Chiquinho da Mangueira, Dr. Julianelli, Waldeck Carneiro e Pedro Fernandes,.
Completaram a fala também, os profs. Sérgio Ferreira Tavares CREF 000038 – G/RJ, representando a APEF-RIO (Associação dos Profissionais de Educação Física) e José Paulo da Costa Neves CREF 008453 – G/RJ representante da Frente Parlamentar da Educação Física dizendo que a categoria se sentiu protegida e abraçada e garante aos profissionais vislumbrarem um futuro melhor, tanto para eles, quanto para as crianças.
Essa é uma grande vitória que poderá terminar com um final feliz na próxima quarta, 09 de dezembro, às 15h na ALERJ, e você está convidado para mostrarmos que #JUNTOSSOMOSMAISFORTES.
Entendo o Projeto de Lei 3002/2014
O Projeto de Lei 3002/2014 é de 28 de maio de 2014 e foi desarquivado pelo deputado estadual, Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da ALERJ. O problema começou com a Resolução nº 07/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que em seu artigo 31 possibilita que a disciplina de Educação Física seja ministrada por professores regentes, ou seja, com qualquer outra formação.
“Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes.”
Confira o álbum de fotos clicando aqui.
Assista na íntegra toda a sessão no link abaixo: