Notícias

Comunicados

Encontro discute Diretrizes Curriculares Nacionais no ES

26/10/2019

Na última sexta-feira, dia 25 de outubro, aconteceu o I° Encontro de Coordenadores de Instituições de Ensino Superior do Espírito Santo com a presença da Conselheira Federal de Educação Física Prof. Dra. Iguatemy Lucena. Na ocasião, a palestrante explanou sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais- Resolução 06/2018.

A profissional destacou a revisão as novas demandas da área, mas informou que as novas DCNs reafirmam os campos de intervenção profissional. “No âmbito do projeto pedagógico, é necessário expressar as opções de formação, deixando claro a etapa comum e as etapas específicas, as horas de estágio em cenários diversificados, entre outros pontos”, disse prof. Iguatemy.

Outro ponto importante destacado pela especialista durante a palestra foi a estruturação do Bacharelado e da Licenciatura. Na resolução CNE 06/2018, a primeira tem como eixos Saúde, Esporte, Cultura e Lazer, sendo vinculada diretamente à área da saúde, e a segunda se fundamenta na formação de professores e na educação escolar. As competências e habilidades definidas para o perfil do egresso devem ser pautadas na experiência real, problematizada e na evidência científica.

“A resolução traz essa abordagem, que defiitivamente insere a Educação Física da área da Saúde e, cada vez mais, consolida a nossa profissão como produtora de conhecimento na saúde e na educação, além de prestadora de serviços para a sociedade, no esporte, na atividade física e no exercício físico”, explicou.

Estiveram presentes no encontro coordenadores de IES, conselheiros do CREF1, docentes e membros das Comissões Regionais de Profissionais de Educação Física do Espírito Santo.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa