Notícias

Comunicados

Esporte como um trampolim para mudanças sociais

16/08/2016

Não é novidade que o esporte é um catalisador de mudanças sociais, mas parece que o assunto ganhou ainda mais evidência nos Jogos Olímpicos Rio2016. São centenas de atletas, de todos os cantos do mundo, que mudaram o futuro ao utilizar o esporte como uma válvula de escape de sua dura realidade. O que passa despercebido por muitas vezes é a existência de um profissional de Educação Física, que dedicou tempo e empregou todas as técnicas conhecidas, por trás dessa história de sucesso.

Para o professor de Educação Física e empresário Leo Rafael (CREF 028883G-RJ), os profissionais da categoria podem transformar a vida das pessoas de uma forma surpreendente, além de sempre serem a “chave mestra” em qualquer equipe. “Nós que identificamos talentos e que os treinamos até o seu limite, ou melhor, assim deveria ser, assim seria perfeito e honesto”. A fala de Leo Rafael transborda experiência própria, uma vez que, ao perceber a mudança que provocou e sua vida, ele viu a magia do esporte.

O esporte virou a vida
Ele sempre foi atleta de handebol – aquela modalidade que, praticamente, todo adolescente treina no ensino fundamental – e, como todo atleta, Leo tinha vontade de permanecer no esporte o maior tempo possível. Esse foi um dos motivos que o incentivaram a passar por tantas especializações: Gestão e Marketing Esportivo, Dança e Crossfit.

Tamanha particularidade o fez ser convidado para integrar a equipe que vai ministrar o Aulão “Em Dia com a Saúde” em celebração do Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro, no Parque Madureira. “Essa data é muito importante para mim, porque a sociedade acaba sabendo e valorizando nosso espaço nos dias de hoje, nesses momentos que devemos mostrar o nosso trabalho e fazê-lo bem feito”.

O aulão será promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de realizar exercícios físicos somente com um profissional habilitado. O evento conta com a parceria da Rádio FM O Dia e do Viva Rio. Haverá arrecadação de alimentos não-perecíveis para doar às instituições carentes.

A ação é realizada no período em que as redes sociais dominam o cenário “saudável” e muitos “leigos”, nomeados como bloggers, disseminam exercícios que representam um risco para a saúde da população.

Leo Rafael enumera alguns riscos aliados à atuação de profissionais não habilitados. “Os riscos são imensos, desde uma antipatia com a atividade física até uma lesão grave ou um óbito. Nós cuidamos do corpo de uma pessoa, então qualquer exercício executado indevidamente é muito perigoso”. Ele acredita que o CREF1 vem desenvolvendo um trabalho importante para mostrar à sociedade a importância do profissional de Educação Física.

“O Conselho vem nós ajudando a mostrar o nosso trabalho e exigindo respeito aos profissionais. Quando era mais novo, não se falava tanto em profissionais de Educação Física e sobre os benefícios da prática de atividades físicas como os dias de hoje, mas, por conta das campanhas e eventos do CREF1, nós estamos cada dia mais e mais destacados como profissional do futuro”, concluir o professor Leo Rafael.

Sobre o 1º de setembro
O dia 1º de setembro de 2016 é uma data voltada para a valorização do profissional de Educação Física e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. A celebração ocorre nessa data por conta da instauração da Lei Federal nº 9696, que regulamentou a Profissão de Educação Física.

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci