Notícias

Comunicados

Exercício ilegal da profissão nas areias cariocas

18/04/2012

A estação oficial da malhação acabou, mas a fiscalização não. Os fiscais do CREF1 estiveram em 16 estabelecimentos, nesta quarta-feira (18/04), nas praias da orla carioca, e encontram seis pessoas – sem graduação de Educação Física e devido registro – à frente de atividades esportivas.

A fiscalização começou bem cedo, passou por treinos em Ipanema, onde três estudantes estavam sem supervisão de profissional habilitado, os mesmos foram notificados e responderão por exercício ilegal da profissão, como prevê o art. 47 da Lei de Contravenções Penais. Neste mesmo treino, também foram feitas solicitações de registro de Pessoa Jurídica (PJ).

A operação, que foi fruto de visitas de rotina e de averiguação de denúncia, também for marcada por orientações aos profissionais responsáveis por projetos para a terceira idade, em Ipanema e no Leblon.

E foi num treino de futevôlei, também na Zona Sul do Rio, que os fiscais verificaram mais uma ilegalidade. Desta vez um leigo* estava à frente das aulas. Nestes casos, a lei prevê que além do leigo responder por exercício ilegal, também responderá por “expor a vida ou a saúde de outrem”, como consta no art.132 do Código Penal, que prevê ainda pena de detenção de 3 meses a 1 ano, “se o fato não constitui crime mais grave”.

Várias tendas e um total de seis escolas de vôlei também receberam a visita dos fiscais do CREF1, e em uma delas mais dois leigos praticavam ilegalmente a profissão, que é prerrogativa do profissional de Educação Física como determina a Lei Federal 9696/98 no seu primeiro artigo: “O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física”. A manhã desta quarta-feira se encerrou com um total de seis exercícios ilegais (estudantes e leigos) nos 16 estabelecimentos fiscalizados.

É o CREF1 a favor da profissão. Comprometa-se, denuncie as irregularidades pelo telefone (21) 2567-0789 e (27) 3227-1622 – Espírito Santo ou pelo site, e faça parte dessa luta!

*Leigo: segundo o Wikipédia,  são pessoas que não possuem conhecimento aprofundado sobre determinada área.

Outras notícias:

Informes

Profissionais de Educação Física são homenageados no Senado Federal

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em academia de Resende

Comunicados

Profissionais de Educação Física são destaque na Alerj

Comunicados

CREF1 flagra exercício ilegal de treinamento funcional em Xerém, Duque de Caxias

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com o PROCON no município de Cabo Frio

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Rio Bonito

plugins premium WordPress