Notícias

Informes

Fazer exercícios combate o declínio cognitivo

03/01/2017

Estudo publicado pela revista “Medicine & Science in Sports & Exercise” comprova que praticar exercícios físicos pode combater o declínio cognitivo. Na pesquisa, idosos que praticaram atividade física (de moderada à mais pesada) em grande quantidade apresentaram um risco 36% menor de comprometimento cognitivo, assim como melhor memória, do que aqueles que fizeram menos exercícios.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores acompanharam 6.400 pessoas com mais de 65 anos. Eles usaram um rastreador de atividade durante uma semana. Além de monitorar a resposta física, os cientistas também avaliaram suas habilidades cognitivas em uma série de tarefas.

Três anos depois, as pessoas que tinham mantido níveis moderados a pesados de atividade física mostraram-se significativamente menos propensas a ter problemas cognitivos do que aquelas que eram sedentárias ou que faziam atividade física leve.

O estudo reforça que a atividade física está ligada também à melhor saúde do cérebro. Em outros estudos, o exercício físico já se mostrou eficiente na melhora do fluxo sanguíneo para o cérebro, na diminuição da incidência de diabetes e obesidade e no atraso do envelhecimento do cérebro.

Antes de iniciar uma atividade ou indicá-la aos familiares e amigos, tenha certeza se o Profissional que vai orientar os exercícios está devidamente habilitado no Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro ou Espírito Santo.

Fonte: Época Negócios

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa