Notícias

Comunicado, Informes

Fiscalização nos condomínios

24/10/2012

Que tal manter a forma e cuidar da saúde sem precisar sair de casa? Esta é a proposta dos condomínios que contam com academias e salas especializadas para a prática de atividade física. O modelo de prestação deste serviço cresce cada vez mais e vem conquistando principalmente pela comodidade e economia de tempo.

Mas, será que todos os cuidados estão sendo cumpridos? De olho nisso o CREF1 realiza fiscalizações periódicas e averiguação de denúncias para garantir a prática segura e qualificada dentro dos condomínios, como na operação da última segunda-feira (22/10) em um condomínio da Barra da Tijuca, Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.

A visita foi motivada por denúncia de que a sala de fitness estava desprovida de profissional habilitado. Ao chegar no local os fiscais não constataram nenhuma ilegalidade, tendo em vista que o espaço estava fechado. A Lei Municipal que trata do assunto – 1585/1990 no art. 4º – explica como deve ser o funcionamento das academias e estabelecimentos similares dentro dos condomínios: “Todo estabelecimento contará obrigatoriamente com um profissional graduado por Escola de Nível Superior de Educação Física, devidamente registrado que funcionará como Coordenador Técnico, responsável não só pelo registro e funcionamento do referido estabelecimento como também pela orientação e supervisão dos demais profissionais que nele atuam, independentemente de qual seja a entidade ou pessoa física mantenedora do mesmo”.

Para reforçar a necessidade do acompanhamento profissional a administração do condomínio fixou ainda um aviso comunicando aos moradores que a sala ficará fechada, só podendo ser aberta e utilizada com a presença de professor de Educação Física registrado no CREF1. Um bom exemplo a ser seguido.

 

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci