Notícias

Comunicados

Flagrante de anabolizantes e exercício ilegal da profissão em academia

11/04/2012

A operação foi realizada na noite desta terça-feira (10/04), fruto de denúncias que levaram a equipe de fiscais do CREF1 a um estabelecimento, em que além do flagrante de venda de anabolizantes, ainda foram encontradas duas pessoas, sem formação em Educação Física, à frente das aulas de musculação.

A academia fica na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o flagrante foi realizado em operação conjunta com a Delegacia do Consumidor, que fica na Gávea, Zona Sul do estado. Dentre os anabolizantes encontrados estavam o Estigor, substância não autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Trata-se de um produto bovino utilizado em procedimentos veterinários a fim de desenvolver a hipertrofia muscular – fisiculturismo”, explica Bethânia Soares, supervisora de Fiscalização do CREF1 do RJ e ES.

Outro tipo de anabolizante também foi apreendido pela polícia – o Durateston, droga a base de testosterona indicada para reposição hormonal em pacientes masculinos com distúrbios.
Em seguida, os acusados foram encaminhados para a Delegacia do Consumidor, juntamente com a presença dos fiscais do CREF1, onde foi feito o registro de ocorrência, com base no art. 273 do Código Penal que configura o crime de: “Falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais”. A pena de reclusão para esta prática é de 10 (dez) a 15 (quinze) anos e multa.

Além desta operação também foram apuradas, na noite de ontem, mais duas denúncias em academias: uma na Taquara, onde o estabelecimento estava totalmente desprovido de profissional habilitado. O caso será então, encaminhado ao Tribunal de Ética do CREF1 para as devidas providências. Já o outro estabelecimento, fiscalizado pela segunda vez, na Gardênia Azul, não possuía registro de pessoa jurídica, os responsáveis foram comunicados da urgência em regularizar esta situação. Caso contrário os mesmos poderão sofrer sanções junto ao Ministério Público.

É o CREF1 trabalhando a favor da profissão. Colabore e denuncie irregularidades na profissão, ligue para o Disque-Denúncia CREF1 (21) 2567-0789 ou preencha o formulário em Denuncie.

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci