O primeiro flagrante de exercício ilegal da profissão ocorreu às 6h da manhã desta terça-feira (21/07) na praia da Bica na Ilha do Governador. Já a segunda ilegalidade foi encontrada às 9h na orla do Jardim Guanabara. Os dois falsos professores ministravam aulas sem formação superior em Educação Física e o devido registro no CREF1.
A fiscalização foi feita graças às denúncias feitas ao Conselho. Na praia da Bica o falso professor conduzia treinamento funcional para um grupo de oito alunos, e no outro caso o homem atuava como personal também exercendo a profissão sem a graduação na área e a habilitação exigida na Lei Federal 9696/98. Os casos foram registrados na Delegacia mais próxima e os dois homens responderão ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão (art. 47 da LCP).
Conselho é impedido de entrar em academia
Um terceiro caso de possível exercício ilegal também foi averiguado pelos fiscais, desta vez em uma academia na Freguesia na Ilha do Governador. A fiscalização do CREF1 foi impedida de entrar no estabelecimento no horário relatado na denúncia, que seria às 9h30. Após chamar a Polícia Militar a equipe do Conselho entrou na academia, porém não foi possível realizar o flagrante, pois já havia passado do horário informado na denúncia.
Foi lavrado então um Auto de Infração como Impedimento de Fiscalização (RES CONFEF 056/03 – Decreto Lei 2848/40 Art. 329 e 330).
Atividade física tem que ser orientada por profissional de Educação Física. Denuncie!
Disque – Denúncia RJ (21) 2567-0789
Disque Denúncia ES (27) 3227-1622