Notícias

Comunicado, Informes

I Simpósio Paradesportivo Carioca

01/06/2015

Nos dias 21 e 22 deste mês, o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM promoveu o I Simpósio Paradesportivo Carioca, com apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
O objetivo do I Simpósio Paradesportivo Carioca foi proporcionar discussões sobre o esporte adaptado, além de divulgar e estimular a realização de pesquisas científicas na área. Estiveram presentes cerca de 220 participantes, entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins. Além das palestras, mesas redondas e debates, o evento contemplou apresentação de trabalhos científicos, em forma de temas livres.
O Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Prof°. Ivaldo Brandão, prestigiou o evento e apresentou a palestra de abertura “Perspectivas para Rio 2016”. As demais palestras foram ministradas por pesquisadores do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação, além de pesquisadores representantes de várias instituições de ensino do país. O Professor Celby Santos (CREF 000063-G/RJ), Conselheiro do CREF1 RJ, foi um dos palestrantes compondo a mesa-redonda “Multidisciplinaridade no Esporte”. Além de dissertar sobre a história do Esporte Paralímpico no Brasil, o professor destacou a importância da atuação do profissional de Educação Física no esporte adaptado.

Esporte Paralímpico no Rio 2016
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conviver com grandes medalhistas Paralímpicos, como a Roseane dos Santos, a Rosinha, recordista mundial de arremesso de disco. A atleta contou suas experiências no esporte Paralímpico, além de tirar fotos e autografar o livro infantil “A menina que perdeu a perna”, que conta de forma lúdica a sua história de vida, escrito por Carina Alves.
O evento, que foi coordenado pela professora Dra. Patrícia Vigário (CREF 014749-G/RJ), foi um momento ímpar para discussões relacionadas ao Esporte Paralímpico, uma vez que o Brasil sediará as Paralimpíadas Rio 2016. O professor Pablo Rodrigo de Oliveira (CREF 020261-G/RJ), Coordenador da Câmara Técnica de Saúde e Mestre formado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM compôs a comissão organizadora e destacou a importância de eventos científicos como esse no Rio de Janeiro, sobretudo às vésperas de Rio 2016.

 

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci