Notícias

Informes

A importância da atividade física na gestação

19/02/2018

Realizar exercícios físicos durante a gravidez é uma prática recomendada pela maioria dos obstetras. Os benefícios são variados: ajuda no fluxo sanguíneo cerebral, no controle da ansiedade, diminui as dores nas costas, ajuda no controle da pressão arterial, entre outros pontos positivos. A questão é saber quais atividades você pode ou não fazer.

As mulheres que já realizavam alguma atividade física antes de ficarem grávidas são as com mais facilidade de continuar a se exercitar. As atividades podem ser variadas, desde natação e exercícios aeróbicos até ioga e pilates. Antes de começar a fazer qualquer uma dessas, consulte seu médico para saber com que frequência e intensidade você está apta a realizar esses exercícios.

As atividades mais recomendadas são hidroginástica e caminhada. A primeira tem a ajuda da água, que reduz o peso corporal e facilita na execução da ginástica. Já as atividades aeróbicas, como caminhada e bicicleta, trabalham o sistema cardiovascular. Nesse caso, vale a pena até cogitar a compra de um calçado, como um tênis Mizuno feminino ou de qualquer outra marca esportiva para diminuir o impacto do pé com o chão.

A natação pode aumentar seu fôlego, além de tonificar os músculos. Já o alongamento pode ser benéfico para relaxar os músculos e controlar a ansiedade. Mas, nesse caso, é importante respeitar os limites do seu corpo. Quem não tem o costume de fazer alongamento tem bastante dificuldade na execução dos movimentos. Você pode fazer essa atividade durante toda a gravidez.

Ioga também é uma atividade física importante para quem está em período de gestação. Ao fazer os exercícios, você aprenderá a relaxar e a controlar a sua respiração. Com esse maior autocontrole, o parto pode se tornar um pouco menos doloroso. A ioga também pode ajudar a diminuir as dores nas costas, já que os exercícios podem aliviar a pressão sobre a medula espinhal.

Por Pérola Cattini, da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Outras notícias:

Comunicado

Comunicado – Feriado Carnaval

Fiscalização

Flagrada falsa profissional em academia do município de Queimados

Informes

CREF1 assume cadeira no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Paracambi

Comunicados

Falso profissional é flagrado durante aula de natação no mar no Município de Rio das Ostras

Comunicados

Nota de Falecimento

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de futsal no município de Pinheiral