Notícias

Comunicado, Informes

Justiça entende mais uma vez que Zumba tem que ser com profissional de Educação Física

28/09/2015

O Conselho respondeu a mais um processo em que uma pessoa autuada por exercício ilegal de zumba afirma não ser necessário ter formação em Educação Física para estar à frente das atividades. Mais uma vez o CREF1 foi à Justiça para provar que Zumba é atividade física sim, e agora recebe pedido de apoio até de outros CREFs nas argumentações junto aos Tribunais. 
Zumba Fitness é ou não é atividade física?
Vai malhar? Zumba emagrece e melhora condicionamento físico
A falsa professora – que concluiu os cursos de "Zumba Basic One", "Zumba Basic Two", "Zumba Gold" e "Zumba Kids" com a chancela da marca Zumba Fitness, afirma que essas capacitações seriam suficientes para ministrar aulas da atividade. O CREF1, mesmo após sentença desfavorável do Ministério Público, recorreu comprovando que Zumba é uma atividade física com objetivo de condicionamento físico e por isso é de competência exclusiva do profissional de Educação Física.
“O Conselho afirma que a ‘Zumba Fitness’ é uma marca, um produto desenvolvido com a finalidade de promover condicionamento físico aos seus participantes e não uma tradicional aula de dança, com finalidade de entretenimento ou cultural. É uma modalidade de treinamento físico com único propósito de condicionar fisicamente os alunos” (Trecho do processo).
O CREF1 ganhou a ação explicitando ainda que por Zumba ser uma atividade física se enquadra na Lei 9696/98 que regulamenta a profissão:
Art. 3º “Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto”.
 

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci