Notícias

Comunicados

Leoni Nascimento: a personalidade forte que impulsiona o talento

14/08/2019

A vida é feita de fases. Um dia, tudo vai bem, em ordem. No outro, acontece uma reviravolta que muda tudo. Infância, Adolescência, Fase adulta e Velhice são as fases da vida pela qual os seres humanos passam. Há quem não sobreviva até a última fase, há quem nem nasça, mas é impossível chegar a fase adulta sem passar pela adolescência. A vida de um atleta também é assim. Leoni Nascimento, profissional de Educação Física formado em Licenciatura Plena pela UFRJ, viveu cada fase intensamente. Aos 88 anos, trabalha há mais 60 com a Educação Física.

Leoni começou muito bem a sua longa carreira. Logo após ter brigado com Carlson Gracie na praia depois de uma partida de futebol, o primogênito da família Gracie enxergou potencial nele e o convidou para trabalhar como anotador na academia da família. “Após o meu horário de trabalho, eu treinava Jiu-Jitsu. Anos depois, eu fundei minha academia aonde hoje é a minha casa”, relembra.

Casado e pai de quatro filhos, a maior luta que ele enfrentou foi conciliar a sua carreira de técnico esportivo com as responsabilidades com a sua família. No Futebol de Areia, atuou como técnico do Botafogo, do Guaíba e do Esporte Clube Radar, de Copacabana. Pelo Handebol, como diretor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, viajou para países como Turquia, Hungria, Iugoslávia, Portugal e Itália. Esse tempo fora do Brasil lhe deu conhecimento e experiência. E em contrapartida, cultivou a saudade no coração de sua esposa. “Ela sempre cuidou de tudo”, enaltece.

Filho de militar, o carioca aprendeu desde cedo a ter disciplina e lutar por aquilo em que acredita. Foi professor universitário na Escola Naval em 1969, da PUC entre 1975 e 1990, da Gama Filho e da UNIVERSO (Universidade Salgado Filho) de 90 até 2000. Se aventurou pelo jornalismo esportivo como repórter na década de 50 ,no extinto “Manchete Esportiva”, e como comentarista no Sportv de 2004 a 2016.

Nas horas vagas, “Léo” (como é carinhosamente chamado) gosta de escrever poemas, mas timidamente. Fez curso de desenho e utiliza desse talento para pintar quadros que enfeitam a sua casa. Ele também cuida da sua saúde. O livro “Exercícios Práticos para estimular a memória” de Mônica Palomo o ajuda a exercitar a mente. “A pior coisa é que eu esqueço o nome das pessoas quando elas vêm me cumprimentar. Tem alunos que eu não vejo há muito tempo”. Com o corpo, ele não economiza cuidados. Faz caminhada, ginástica, abdominal com poucas repetições, devido à uma lesão na costela.

Depois de uma trajetória cheia de realizações, ele sonha com uma sociedade mais justa para todos. “Sou contra a corrupção. Gosto de ajudar o próximo sem me vangloriar, sem maldade, sem interesses”, afirma ele, que hoje vive com a esposa Rosina, na Urca.

Outras notícias:

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em academia de Resende

Comunicados

Profissionais de Educação Física são destaque na Alerj

Comunicados

CREF1 flagra exercício ilegal de treinamento funcional em Xerém, Duque de Caxias

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com o PROCON no município de Cabo Frio

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Rio Bonito

Comunicado

Nota de falecimento

plugins premium WordPress