Notícias

Informes

Museu virtual sobre o esporte brasileiro abre exposições colaborativas

11/05/2020

Um museu virtual dedicado à história do esporte está matando a saudade dos fãs em meio à pandemia do novo Coronavírus.  O eMuseu do Esporte abriu recentemente o período de exposições colaborativas Olímpica e Paralímpica, tendo a última recebido a curadoria do Instituto Incluir. Todo o material apresentado faz parte do acervo pessoal de fãs, atletas, ex-atletas e de entidades esportivas. O conteúdo pode ser acessado através deste link.

No processo de curadoria, o Instituto Incluir selecionou mais de 15 instituições para exibir seus conteúdos em duas temporadas de exposições. A primeira vai até o dia 21 de maio, com destaque para as mostras olímpicas com a atleta de beach tennis Tatiana Flores; de Djan Madruga no triathlon; e da Confederação Brasileira de Basquete, entre outros.Nas exposições da modalidade paralímpica, os visitantes poderão conhecer a história do Davizinho do Surf; do triatleta Marcelo Collet; além do Instituto Benjamin Constant e o Clube de Regatas Vasco da Gama. De 22 de maio a 5 de junho, os destaques serão Camila Bombana no Arco e Flecha, Yanca Costa no surfe; e Clodoaldo Silva, medalhista paralímpico na natação.

>Acesse a exposição virtual eMuseu do Esporte

Para o Diretor de Esportes do Instituto Incluir, Patrick Souza, ter acesso a esse tipo de conteúdo é de suma importância neste momento. “Além de incentivar que as pessoas fiquem em casa, através deste projeto, eles terão contato com atletas renomados do movimento olímpico e paraolímpico”.

Bianca Gama detalha que a ideia, nascida nas aulas de doutorado, se transformou em um projeto incubado no Departamento de Inovação da Uerj (InovaUerj), com objetivo de dar visibilidade a iniciativas e pessoas ligadas ao esporte em geral. “A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”, salientou.

O eMuseu foi lançado oficialmente no dia 19 de abril, com estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do Prof. Dr. Lamartine da Costa. Lançado em abril, o eMuseu tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Em junho, serão inauguradas oito galerias permanentes, com um tour virtual imersivo.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa