Subiu para cinco o número de medalhas para o Brasil nestas Olimpíadas. E o destaque foi para o Judô que conquistou sua quarta medalha na competição, quebrando o recorde das últimas competições. O herói de hoje foi Rafael Silva que venceu Sung-Min Kim, da Coreia do Sul e garantiu a medalha de bronze.
O bronze de Rafael consagrou ainda mais o Judô brasileiro, que até 2008 em Pequim tinha conquistado no máximo três medalhas. “Tirei energia de onde não tinha”, foi com essa declaração que o judoca campeão resumiu sua atuação na luta.
O Brasil agora está com cinco medalhas – três de bronze; uma de ouro e uma de prata e ocupa a 20ª posição no ranking. As outras conquistas foram no sábado com o judoca Felipe Kitadai faturando o bronze na categoria ligeiro. Sarah Menezes ficou com o ouro também no Judô para até 48 Kg. O nadador Thiago Pereira terminou em 2º lugar nos 400m medley e garantiu a prata. Na última quinta-feira (02/08) Mayra Aguiar venceu na categoria até 78 Kg e ficou com o bronze.
No topo do quadro a China lidera com 41 medalhas, os Estados Unidos vem logo atrás com 37 e a Coreia do Sul ocupa a 3ª colocação com 15 medalhas.