Notícias

Comunicados

Operação do CREF1 RJ flagra exercício ilegal e fecha quatro academias

25/07/2012

A manhã da última terça-feira (24/07), foi agitada na Baixada Fluminense. Após denúncias anônimas e investigações do Conselho, sete academias foram fiscalizadas em Nova Iguaçu com o flagrante de quatro exercícios ilegais e também a interdição de alguns estabelecimentos.

A operação começou logo cedo, com o apoio da Delegacia do Consumidor (DECON) que acompanhou a equipe do CREF1 na operação. Lá várias irregularidades foram encontradas entre elas quatro pessoas, com somente o 1º grau, à frentes das aulas de musculação. Para exercer a profissão de Educação Física, é preciso ter formação superior na área e registro no CREF como prevê a Lei 9696/98. Pela ilegalidade todos os falsos professores foram encaminhados a DECON e responderão junto ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão (art. 47 da LCP 3688/41).

A equipe constatou ainda as péssimas condições de quatro academias, as mesmas da ilegalidade profissional, com a presença de insetos e seringa descartável na recepção de um dos estabelecimentos. Os mesmos foram fechados e notificados que o CREF1 e o DECON representarão estes flagrantes junto à prefeitura e a Vigilância Sanitária Municipal.

Os sete estabelecimentos não possuíam registro de Pessoa Jurídica, estando em situação ilegal para a prestação de atividade física, como determina a resolução 21/00 do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

A fiscalização passou pelos bairros de Palhada, Cabuçu, Morro Agudo, Prados Verdes e Damon em Nova Iguaçu e ainda orientou profissionais quanto à necessidade de identificação de profissional de Educação Física no uniforme de trabalho, como determina a resolução 070/2011 do CREF1.

Vamos juntos garantir qualidade e segurança na prestação das atividades físicas. Ligue para o Disque-Denúncia CREF1 RJ (21) 2567-0789, ou registre pelo site, sua ocorrência.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa