Pesquisa e Inovação

Qual é a importância do Exercício Físico no Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

Um dado muito importante publicado recentemente no CDC mostra que 1 em cada 36 crianças de 8 anos apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Estados Unidos, com um aumento significativo nos últimos anos (MAENNER et. al; 2023).

Atualmente, o TEA pode ser caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Estudos recentes demonstram que jovens com TEA podem apresentar déficits significativos nos campos cognitivos, afetivos e motores, além de possíveis disfunções para atividades motoras complexas, de movimentos oculares, movimentos de controle motor fino, imitação de gestos motores, dificuldades no planejamento motor, sequenciamento motor e processamento viso espacial.

Neste sentido, a conclusão de uma importante revisão, publicada na International journal of Environmental Research and Public Health, tem reforçado a importância da atividade física em indivíduos com TEA, revelando benefícios nos campos motores, tais como: ampliação do repertório motor, melhorias na proficiência motora, coordenação sequencial e simultânea entre membros inferiores e superiores, no equilíbrio, na agilidade e no controle postural.

 

Outros benefícios importantes também podem ser observados como, por exemplo, melhoria da condição física, na redução dos padrões de comportamento mal adaptativo e estereotipados, diminuição do comportamento agressivo, e no comportamento anti-social (HUANG et. al.; 2020).

Para ler a importante revisão na íntegra, clique aqui

Referências
Maenner MJ, Warren Z, Williams AR, et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. MMWR Surveill Summ 2023;72(No. SS-2):1–14.
Huang J, Du C, Liu J, Tan G. Meta-Analysis on Intervention Effects of Physical Activities on Children and Adolescents with Autism. Int J Environ Res Public Health. 2020 Mar 17;17(6):1950.

Câmara Técnica de Saúde do CREF1