Notícias

Comunicado, Informes

Pesquisa revela que atividade física melhora desempenho na escola

23/10/2013

Uma pesquisa britânica divulgou que crianças e adolescentes que praticam atividade física apresentam melhor rendimento na escola. Com destaque para as meninas que obtiveram o resultado mais acentuado do estudo na disciplina de Ciências.
A pesquisa foi realizada por cientistas da Inglaterra, Escócia e Estados Unidos e foi divulgada no "Journal of Sports Medicine". Para chegar a esses resultados quase cinco mil meninos e meninas de 11 anos foram acompanhados, durante uma semana, com uma espécie de medidor chamado "acelerômetro" que monitorou os movimentos dos adolescentes.
Os estudos mostraram que as crianças mais ativas fisicamente tiveram melhores notas em todas as disciplinas. Os meninos de 11 anos apresentaram evolução no rendimento escolar a cada 17 minutos de exercícios praticados diariamente, e as meninas de 16 anos tiveram progresso em 12 minutos diários.
"As descobertas impeliram os autores a especular sobre o que poderia acontecer com o desempenho acadêmico se as crianças aumentassem a quantidade de atividade física de moderada a vigorosa que faziam para os recomendados 60 minutos", segundo a revista.
Os cientistas revelaram ainda que serão necessários novos estudos na busca por evidências de que movimentar o corpo impulsiona o funcionamento do cérebro.
Para ver outras pesquisas acesse o blog da Câmara de Ciência e Tecnologia.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci

Fiscalização

Exercício ilegal em academia de Itaperuna

Comunicados

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Jacarepaguá