No dia 08 de abril o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) tomou conhecimento sobre a postura adotada pela Prefeitura de São Gonçalo, que por intermédio de sua Secretaria de Educação, decidiu retirar os Profissionais de Educação Física das aulas de Educação Física do 1º ao 5º ano, valendo-se de uma Resolução do Conselho Nacional de Educação 07/2010 que diz:
“Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares
Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes”. (art. 31)
Informamos que o CREF1 já solicitou esclarecimentos à Secretaria de Educação do município de São Gonçalo, e estará se reunindo nos próximos dias com o Poder Executivo desta municipalidade, sem prejuízo da ação judicial para revertermos essa situação.
Aqueles que se sentirem prejudicados pedimos que enviem um e-mail relatando a situação para o endereço decom@cref1.org.br para mostrarmos a insatisfação da categoria diante de tal situação.