Notícias

Comunicados

Professor com curso livre de musculação ministrava aulas no Rio

20/12/2012

Na última quarta-feira (19/12) uma pessoa sem formação superior, e registro no Conselho foi flagrada ministrando aula de musculação em uma academia em Petrópolis (RJ), no bairro de Vila Rica.

O falso professor foi denunciado ao Disque-Denúncia do CREF1, e no momento da operação ministrava aula para uma turma de quase 10 pessoas. O homem apresentou certificados de conclusão de cursos livres na área de musculação, que ficavam, inclusive, expostos na parede do estabelecimento.

Após averiguação fiscal, o mesmo confirmou não ter a graduação em Educação Física e muito menos habilitação profissional para o exercício legal da profissão.

O que é preciso para ministrar atividades físicas?
“Primeiramente, temos que esclarecer que um simples curso de final de semana em alguma especialidade não habilita nenhuma pessoa a estar à frente de qualquer atividade física. A profissão e o seu exercício é regulamentado em Lei (9696) desde 1998, sendo prerrogativa da pessoa formada em curso superior de Educação Física com a devida habilitação (Licenciatura/Bacharelado) e o registro profissional no Conselho de sua região”, explica Bethânia Soares, supervisora de Fiscalização do CREF1 RJ/ES.

Os fiscais notificaram a academia e o falso professor quanto ao exercício ilegal da profissão (art. 47 da LCP), e ausência do registro de Pessoa Jurídica no CREF1 orientando, ainda, para que o estabelecimento ficasse fechado até que contrate professores com habilitação profissional e efetive o registro no Conselho. Em seguida, os agentes fiscais do CREF1 procederam até a 106ª Delegacia de Polícia para o registro da queixa crime.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa