Notícias

Comunicados

Professor de Educação Física também é herói, diz Flávio Leal

31/08/2016

Em entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo, o jornalista Pedro Bassan definiu o professor de Educação Física como herói. A opinião do comunicador é compartilhada por muitos profissionais da categoria, entre eles o especialista em Treinamento Funcional Flávio Leal (CREF 20685-G/RJ). O profissional foi convidado para integrar a equipe que vai ministrar o Aulão “Em Dia com a Saúde”, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro, entre 7h e 12h, no Parque Madureira.

Para ele, a equação é simples. “Somos heróis quando conseguimos utilizar o esporte para levar esperança e perspectiva de um futuro melhor para aqueles que não tem perspectiva de vida e nem oportunidades. Qual outra profissão se aproxima tanto dessa nossa realidade? ”. Flávio mostra através do olhar e do trabalho que desenvolve, o amor e orgulho de ser da Educação Física.

Ele coloca o professor de Educação Física no mesmo patamar de importância do médico, ambos, importante frisar, profissionais da saúde. “Assim como todos um dia possam precisar de um médico, todos precisam de um profissional de Educação Física, tanto para saúde quanto para sua qualidade de vida e recreação”. Flávio acrescenta que, como os Jogos Olímpicos Rio2016 mostraram e os

Paralímpicos concluirão, o profissional de Educação Física tem extrema importância para quem deseja se tornar um atleta de alto rendimento. “Sem esse profissional não existe medalha. Para um atleta saltar e dar piruetas no ar, por trás dele existe um cara que calcula e mede tudo que ele precisa para realizar o salto com precisão. Todos os atletas precisam de um treinador para apurar suas técnicas e incentivá-lo em todos os momentos”, disse o professor.

Moda antes da moda
Ele escolheu o Treinamento Funcional na época em que fazer circuito na praia da Barra da Tijuca era coisa de atleta ou nada acessível à população. “Quando decidi me dedicar ao funcional, ele não tinha toda essa fama e era mais conhecido como treinamento Físico desportivo”. Hoje, o professor desenvolve trabalhos para todas as faixas etárias e é referência na área, tendo como alunos alguns famosos, como Mira Callado, ex The Voice, e o Márcio Tavares, da dupla Cláudio e Márcio.

Antes de se tornar um professor referência, Flávio Leal também foi atleta. Aos 11 anos, ele iniciou a carreira como goleiro, atividade que durou 23 anos. “Durante todo esse tempo, eu vivi o esporte de alto rendimento, treinando e vivenciando tudo que a atividade física tinha para me oferecer”. Mas por conta da complexidade do futebol brasileiro, o profissional decidiu encerrar precocemente a carreira para trabalhar e estudar. “Me formei em Administração Esportiva, mas percebi que minha vida era com a atividade física mesmo e iniciei o estudo da Educação física em 2002. Sou formado há 10 anos”.

Tantos anos depois, Flávio ainda alimenta um desejo que é compartilhado pela categoria. “Poder contar com representante na Câmara Municipal que lute – de verdade – pelo direito da categoria, sem se corromper por interesses particulares ou por conveniência”. Enquanto o anseio não é respondido nas urnas, ele acredita que o CREF1 atende parte de sua preocupação. “ Ele luta pelos nossos direitos, em tudo que engloba a nossa categoria. O Conselho foi e é responsável pelo nosso reconhecimento no mercado. Ele quem levantou nossa bandeira da Educação Física”.

Entre tantas bandeiras e lutas, existe uma que exige a participação de toda a população. O exercício ilegal da profissão por inúmeros profissionais não habilitados que, diariamente, são flagrados nas praias, academias e centros esportivos pelos fiscais do CREF1 ainda existe no Rio e Espírito Santo. Além de crime, Flávio alerta para o risco a saúde da população. “Dentre os incidentes que podem ocorrer, desde o mais leve ao mais grave, estão os problemas de postura, lesões, estiramentos e até a morte”.

Conscientizar a população sobre a importância de realizar exercícios físicos somente com um profissional habilitado é o principal objetivo do aulão “Em Dia com a Saúde”, que será realizado em uma data emblemática para a Educação Física. A ação conta com a parceria da Rádio FM O Dia e do Viva Rio. Durante a ação, haverá arrecadação de alimentos não-perecíveis para doar às instituições carentes.

Sobre a data

O dia 1º de setembro de 2016 é uma data voltada para a valorização profissional e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. A celebração ocorre nessa data por conta da instauração da Lei Federal nº 9696, que regulamentou a Profissão de Educação Física.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa