Notícias

Comunicado, Informes

Profissionais de Educação Física socorrem idoso que sofria parada cardíaca

28/08/2014

Eles estavam no local certo na hora certa. Ramon Marques e Amauri Marcello, ambos profissionais de Educação Física, prestaram os primeiros socorros a um idoso que estava em parada cardíaca no último dia 15 de agosto, em Copacabana no Rio de Janeiro.
Ramon (CREF 019699-G/RJ) e Amauri (CREF 000113-G/RJ) estavam perto da academia onde trabalham, quando viram um pequeno tumulto, os dois socorreram o senhor Arnaldo Assis de 78 anos fazendo massagem cardíaca e respiração (boca a boca). “Quando chegamos ele estava inconsciente, caído no chão sem os sinais vitais”, conta Ramon.
E como um profissional pode se capacitar para prestar atendimento de emergência? “Eu fiz em torno de 20 cursos de atualização nos últimos 15 anos”, comenta Amauri. Marques completa dizendo que se sentiu preparado para socorrer o idoso: “Na empresa em que trabalho temos treinamento duas vezes ao ano. Então me senti capaz de ajudar o próximo”.
O CREF1 RJ oferece a capacitação em Atendimento de Emergência e Suporte Básico de Vida (AESBV) que é obrigatória, segundo o Decreto 38255 de 09 de Janeiro de 2014, a todos os profissionais de Educação Física que atuam com práticas desportivas em academias, clubes desportivos etc. no Rio de Janeiro.
Segundo os dois profissionais, após contato com a família, seu Arnaldo está se recuperando bem no hospital. “Pretendo me encontrar com ele para avaliar porque sofreu este acidente e como podemos fazer para preveni-lo. Queremos também passar para a nossa equipe o que precisamos fazer para prevenirmos acidentes cardiovasculares”, ressalta Amauri.
Para encerrar esta matéria especial em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro, perguntamos ao Ramon e ao Amaury o que eles mais amam na profissão:
“A possibilidade de poder atender o maior número de pessoas que queiram melhorar a saúde e adquirir condicionamento físico” (Amauri Marcello CREF 000113-G/RJ).
“Eu amo a profissão de forma geral, trabalho sempre 100% de mim, mas, o que mais amo mesmo são os idosos. Hoje atuo mais com qualidade de vida, bem-estar (wellness) e performance. Acredito que qualidade de vida e bem-estar vem na frente o resto será consequência” (Ramon Marques CREF 019699-G/RJ). 

 

Outras notícias:

Informes

Profissionais de Educação Física são homenageados no Senado Federal

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em academia de Resende

Comunicados

Profissionais de Educação Física são destaque na Alerj

Comunicados

CREF1 flagra exercício ilegal de treinamento funcional em Xerém, Duque de Caxias

Fiscalização

Fiscalização realiza operação conjunta com o PROCON no município de Cabo Frio

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Rio Bonito

plugins premium WordPress