Notícias

Comunicados

Profissionais voltam a ser crianças durante capacitação do CREF1

27/07/2016

“Se soubermos fazer um bom trabalho com as crianças não precisaremos nos preocupar com os adultos de amanhã”. A fala – emocionada – da professora de Educação Física Stephanie Curty resumiu como foi a capacitação “Como as Crianças Aprendem”, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro e Espírito Santo para os profissionais de Educação Física do Noroeste do Estado Fluminense, no último sábado e domingo (23 e 24), no SESI Itaperuna. O curso foi ministrado pelo professor mestre Roberto Corrêa, conselheiro e segundo vice-presidente do CREF1, e foi dividido em teoria e prática.

O momento teórico, realizado no primeiro dia, discutiu: as fases do desenvolvimento da criança; conceitos de aprendizagem; memória, atenção e déficit de aprendizagem; construção do conhecimento: do concreto para o abstrato; janela de oportunidade; engrama motor; importância dos jogos e brincadeiras na primeira infância; os principais distúrbios de comportamento; a importância da estimulação precoce; a necessidade de trabalhar o corpo na escola; e a ética profissional e a lei Nº 7195.

No domingo foi a hora de vivenciar tudo que foi discutido através das brincadeiras, momento esse que marcou o fim de semana. O professor Alan da Conceição afirmou que o mais significativo, em sua opinião, foi “a pratica não ter sido apenas apresentações de aulas prontas e sim ilustrações dos conceitos abordados na aula teórica no dia anterior”. Já para o professor Glauciano dos Santos foi o fato dos temas serem abordados de forma coercitiva, em conformidade com fase de desenvolvimento da criança. “A discussão coesa com argumentos sólidos na teoria, facilitaram a nossa assimilação do conteúdo em corroboração à prática em si”.

Além de elucidar algumas questões inerentes ao trabalho, o curso vai auxiliar os profissionais que trabalham com Educação Física Escolar, é o caso do professor Bruno Ferreira. “Vai contribuir na minha prática com as turmas de educação infantil, fundamental 1 e fundamental 2, porque foram discutidas questões importantes em relação ao desenvolvimento de nossos alunos durante à prática da Educação Física na escola. Detalhes que as às vezes passam desapercebidos, mas que fazem toda diferença quando pensados e executados a fim de atender às necessidades individuais de cada um”.

O término da capacitação deixou um gostinho de quero mais e algumas demandas. “Parabéns pela iniciativa e fica aqui o pedido que tragam outro curso, e se possível com a temática sobre inclusão, abrangendo Autismo, síndrome de Down, deficiente visual, etc”, pediu o professor Bruno. Mas também o agradecimento pelo carinho e ensinamentos do professor Roberto Corrêa. “Parabéns ao Professor Roberto pelo ensinamento e por toda vivência nesse final de semana. Grande abraço. Ele foi um gigante que falou grosso (risos)”, completou Bruno ao lembrar de uma das atividades realizadas durante a capacitação.

Os professores Glauciano dos Santos e Olga Andrade também foram só elogios ao palestrante. O primeiro destacou a simplicidade e a criatividade do Mestre. “Ele foi espetacular. O que acabou facilitando ainda mais a adaptação do conteúdo à realidade da disciplina por este Brasil afora. Foi um lisonjeio ter participado e aprendido ainda mais sobre essa área que tanto amamos”. Olga, por sua vez, salientou os anos de caminhada e a dedicação de professor Roberto. “Raramente encontramos um profissional com tantos anos de caminhada tão dedicado e com tanta disposição. Tivemos momentos ímpares com o professor, sem falar na humildade e preocupação em se colocar como igual em todos os momentos. Como bem disse o Professor Bruno, um gigante que falou grosso”.

Também sobrou elogios ao CREF1. A professora Ellen Rodrigues Alves participou pela primeira vez de um curso do Conselho de Educação Física, e ficou muito feliz com o que foi apresentado e apreendido por ela. “Superou minha expectativa! O curso foi bem interessante e relevante para o atual contexto que a Educação Física está vivendo. Parabéns ao CREF1”.

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa