Notícias

Comunicados

Profissional de Educação Física carioca lança livro inédito

19/06/2018

O “Manual de Fitness Aquático para Gestante”, de autoria da prof. Renata Tarevnic, informa sobre a prescrição da atividade de forma segura e eficiente, tendo como referência as mais recentes publicações na área do exercício físico aquático na gravidez. No livro, são apresentadas propostas de planejamento de um programa de exercícios para gestantes assim como alguns exemplos de atividade, sendo assim, o leitor será capaz de sentir segurança na prescrição do exercício materno fetal no ambiente aquático.

Capa do livro: Renata Tarevnic (esq.) e Tinoca (dir.)

Saiba mais sobre a publicação

De acordo com a autora, no livro será possível encontrar todas as bases científicas para prescrever um programa de atividades aquáticas na gravidez. “Queria produzir algo simples e informativo aos profissionais que iniciam um trabalho específico para gestantes na água”.

Elaborado, principalmente, para os profissionais que atuam com hidroginástica e natação durante a gravidez, o livro teve como base a dissertação de mestrado de Tarevnic, que deu nome ao documento. A profissional é conhecida por sua vasta experiência no segmento e acredita que esse trabalho é a consolidação da sua carreira profissional. “Com grande desejo de consolidar um legado para futuros profissionais que venham trabalhar com grávidas”.

O Manual foi produzido com a ajuda da pesquisadora portuguesa Cristina Senra, conhecida como “Tinoca”, referência mundial em atividades aquáticas tendo um trabalho com gestantes bem consolidado, que está na capa do livro. Tarevnic informou que produziu um DVDs e fotos de atividades aquáticas e terrestres para gestantes quando Tinoca estava grávida e que logo, em seguida, como continuidade surgiu a proposta do livro.

“Tivemos oportunidades (Tinoca e Renata) de juntar a minha última gestação com esse projeto com o objetivo de tornar ainda mais real tudo aquilo que ensinamos através da filmagem e, ao mesmo tempo, demonstrar quais as indicações em contraindicações tendo a mim e a Alice, ainda dentro da minha barriga, como modelos”.

Tinoca afirma que é sempre importante poder visualizar quais são os erros mais comuns na atividade aquática para gestante. “Não podemos pedir ao cliente para demonstrar erradamente um exercício, então, como eu sou profissional e estava grávida, havia um controle. A medida em que íamos fazendo os exercícios, a Renata fazia toda a sustentação científica e eu toda a sustentação pedagógica e nesta altura vemos a grande aceitação desse projeto, porque realmente acreditamos muito e investimos muito em termos de estudo e aplicabilidade”.

 

 

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci