Notícias

Comunicados

Programa da UFRJ muda rotina e vida de funcionários

15/12/2016

Após três meses de intensos exercícios físicos e uma completa mudança alimentar, a grande campeão da 4ª edição do Programa Saúde na Medida Certa foi Sandra Regina Albinante. Ela foi escolhida entre os 14 participantes após uma análise percentual que verificou a presença nas atividades nutricionais, a prática de atividades físicas, a redução no perfil lipídico e a realização de desafios. O anúncio foi feito na última quarta-feira (14/12) no Restaurante Central da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No momento do anúncio, que contou com a presença da gestora do CREF1 Beatriz Bazana, representantes da UFRJ e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINDUFERJ), Sandra se mostrou surpresa com a vitória. “Não acredito que eu ganhei, porque não perdi muito peso comparado aos outros participantes. Tenho certeza que este momento vai marcar a minha continuidade neste processo”.

Agora, Sandra não quer mais parar. Os primeiros 2kg perdidos foram o pontapé que faltava para uma mudança contínua nos hábitos de vida da participante. “Antes eu não me olhava no espelho, porque não gostava do que eu via. Agora, eu voltei a me maquiar e minha autoestima está mais elevada”. Ao contrário do que se pode imaginar, Sandra não foi sedentária a vida toda. Há cinco anos, antes do nascimento de sua filha, ela batia ponto no salão de musculação. “Com o nascimento de minha filha, as minhas prioridades mudaram, mas agora eu quero dedicar um tempo para cuidar de mim”.

Responsável técnica e coordenadora do Espaço Saúde, Carla Nascimento explicou que uma modalidade foi desenvolvida para o projeto. “À medida que os participantes frequentavam a academia, eles avançavam para etapas mais complexas do exercício. Todos eles foram acompanhados por Profissionais de Educação Física habilitados no Conselho e faziram testes de esforço físico para saber se podiam participar”.

Além de Sandra, também teve premiação por equipe, vencida pela equipe Azul com 56 pontos, e para o desafio culinário, em que uma dupla de participantes preparou um menu saudável para a degustação de um júri composto por oito pessoas, entre eles: membros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, SINDUFERJ e CREF1. O vencedor foi um sanduíche de ricota com damasco preparado por Leonardo Leal e Maria Luiza Machado.

Coordenador-geral do Sindicato, Francisco de Assis dos Santos, afirmou que a ideia foi integrar a entidade sindical com a comunidade universitária em busca de uma discussão mais ampla sobre a qualidade de vida. “Ensinar que a universidade pode interagir, integrar e pode criar projetos dentro do espaço de ensino para atender a sociedade”.

O Projeto Saúde na Medida Certa da UFRJ tem o objetivo de estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática do exercício físico pelos funcionários da universidade. A equipe do projeto é composta por nutricionistas do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), profissionais de Educação Física e fisioterapeutas do Espaço Saúde do SINTUFRJ.

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci