Neste último fim de semana (23 a 25 de novembro) vários profissionais de Educação Física participaram da última assembleia geral do ano em Mangaratiba (RJ). Ouviram os planos de atuação do Conselho para os próximos 12 anos, analisaram as contas e orçamentos propostos e ainda dividiram experiências e sugestões para o futuro da profissão.
O evento começou com uma plenária (23/11) que reuniu conselheiros e a presidência. No dia seguinte uma assembleia de seis horas de duração congregou mais de 100 profissionais de Educação Física, líderes de vários seguimentos da área, representantes das câmaras técnicas, coordenadores das faculdades e conselheiros, que juntos ouviram o CREF1 apresentar planos de descentralização com a abertura de novas unidades e mapas de jurisdição das Sedes e Postos no estado do Rio.
Não faltaram boas ideias. Em clima de participação os professores sugeriram várias ações e mudanças em prol da valorização profissional. O novo presidente André Fernandes ressaltou a importância da colaboração de todos para a consolidação da Educação Física no mercado. “Levem tudo o que ouviram aqui para seus colegas e equipe de trabalho, com o envolvimento de todos conseguiremos agregar valor social à nossa profissão”.
Os participantes também fizeram sugestões sobre a importância da fiscalização na garantia de espaço no mercado de trabalho, e compartilharam a necessidade de formação de mais câmaras técnicas, compostas por profissionais voluntários, que possam assessorar o Conselho nos diversos segmentos da área.
A assembleia encerrou com um discurso apaixonado dos conselheiros Célio Cordeiro e Marcelo Costa que exaltaram o quanto o envolvimento da categoria será decisivo para o crescimento da profissão. “Esse é um momento histórico, vocês estão colaborando para a valorização profissional, continuem questionando e trazendo novas ideias, só assim conquistaremos um espaço justo para a Educação Física”, exaltou Marcelo Costa.