Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, foi realizada a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, evento promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/RJ) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-/RJ), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, que reuniu diversos representantes que compõem o Controle Social, abrangendo usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, gestores, profissionais de saúde, sociedade civil organizada, entidades de classe e movimentos sociais, bem como conselheiros e conselheiras eleitos por via ascendente através das etapas municipais.

A Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro é um evento importante que ocorre periodicamente a cada quatro anos com o objetivo de discutir e deliberar sobre as políticas de saúde do estado. Essa conferência é parte do processo de participação social e controle democrático na área da saúde.

Foi a partir da imersão nestes eixos que os delegados elaboraram as propostas a serem futuramente implementadas pelo planejamento da SES e do Estado, além de vinte outras propostas para envio a 17ª Conferência Nacional de Saúde, a se realizar em Brasília, entre os dias 2 e 5 de julho deste ano. A 9ª ConfES/RJ elege 192 delegados e delegadas para a etapa nacional.

A Região Centro-Sul Fluminense foi representada pelos municípios de Areal, Mendes, Paracambi, Paty do Alferes, Engenheiro Paulo de Frontin e Três Rios.

Os municípios de Três Rios e Areal tiveram como delegados eleitos para a etapa nacional, os conselheiros Cristiano Valentim, José dos Santos, Marcos Sérgio Velloso e o professor de Educação Física Valber Moraes, que representa o CREF1 no CMS de Areal/RJ.

Fonte: www.entreriosjornal.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *