Notícias

Comunicados

Sedentarismo: inimigo da saúde

19/07/2012

A falta de atividade física é responsável por 13,2% das mortes no Brasil, segundo a pesquisa divulgada nos últimos dias, da revista médica Lancet, que alerta a população dos riscos da inatividade e apresenta desafios para uma vida mais saudável.

Pesquisadores do mundo inteiro estiveram à frente dos estudos, que trouxeram resultados preocupantes, inclusive de que o sedentarismo deve ser considerado uma pandemia: “Um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo”.

A pesquisa concluiu também que a falta de exercícios mata uma em cada dez pessoas, uma estatística mais alta do que os óbitos causados pelo fumo, por exemplo. Na América Latina os estudos mostraram que o sedentarismo impulsiona o surgimento de doenças graves como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon,  responsáveis pela morte de 11,4% latinos.

A população brasileira está entre os mais sedentários da América Latina, sendo a inatividade física causadora de “8,2 % dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon”, revelou os estudos.

Os desafios também foram destacados, dentre eles a recomendação de 150 minutos de exercícios moderados toda a semana, e o investimento em segurança para o estímulo da prática de atividade ao ar livre, em praças públicas e em outros locais adequados à mesma.

Quer cuidar mais da sua saúde? Procure o CREF1, consulte se o seu professor de Educação Física é registrado e devidamente habilitado para prescrever e acompanhar suas atividades físicas. Procure um estabelecimento certificado pelo Conselho e comece seus exercícios!

Outras notícias:

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de Treinamento Funcional em Santa Cruz

Fiscalização

Fiscais flagram 3 exercícios ilegais em uma academia no município de Belford Roxo

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí