Notícias

Comunicados

Suporte Básico de Vida é discutido na TV Alerj

05/06/2017

A importância do treinamento em Atendimento de Emergência e Suporte Básico de Vida (AESBV), promovido pelo CREF1 em todo Rio de Janeiro, foi discutido pelo profissional de Educação Física, Felipe Goulart, e pelo deputado Comte Bittencourt no Arena Esportiva, na TV Alerj. O programa foi ao ar no dia 05 de junho.

Atualmente, a capacitação é obrigatória somente no município do Rio de Janeiro por conta do decreto de lei 38255, mas um Projeto de Lei (1920/2016) está em discussão na Assembleia Legislativa do estado para torná-lo indispensável em todo território fluminense. Ele já foi aprovado em primeira votação e agora segue para a última discussão, seguindo para sanção do governador Luiz Fernando Pezão.

Prof. Goulart acredita que “a capacitação é um avanço para a categoria”. O fato é que a presença de profissionais treinados em AESBV maximiza a segurança e reduz os riscos de complicações em casos de acidentes nos estabelecimentos de Educação Física, bem como salva vidas, como pode ser visto no depoimento da Prof. Roberta Rainha Santos, que participou da capacitação no último mês. A profissional conta que no dia seguinte do treinamento, a mãe, que é diabética e hipertensa, se sentiu tonta. Após a aferição da pressão foi verificado que havia uma alteração na pulsação. “O aparelho que eu tinha em casa não conseguia medir a pulsação, então fiz a contagem e verifiquei que estava 194bpm em repouso. Logo após isso ela vomitou, sentiu uma pressão no peito e os braços estavam pesando”.

No mesmo momento, a Prof. Roberta levou a mãe para o hospital, onde foi internada e constatado um infarto. “Graças ao curso eu consegui controlar o meu emocional, identificar a gravidade da situação e correr para o hospital. O próprio médico disse que se eu não tivesse averiguado os sinais, ela poderia não resistir”, destacou a profissional.

 

Assista aos dois blocos do programa:

Bloco 1

Bloco 2

 

 

Outras notícias:

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci

Fiscalização

Exercício ilegal em academia de Itaperuna

Comunicados

Nota de falecimento

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Jacarepaguá