Notícias

Comunicados

Tatuagem com rosto sorrindo monitora rotina dos atletas

19/12/2012

Uma novidade promete facilitar o acompanhamento dos atletas do esporte. Com uma simples tatuagem treinadores e competidores poderão acompanhar sinais vitais do organismo e monitorar o desempenho físico dos esportistas.
Desenvolvida por pesquisadores das Universidades da Califórnia e Toronto, a pequena tatuagem resiste às intensas transpirações, e através de um conjunto de elétrodos pode diagnosticar problemas de saúde registrando níveis de potássio, PH, magnésio e sódio da pele. “Quando os atletas estão fazendo exercícios de resistência, seus corpos produzem uma grande quantidade de ácido láctico. Se ele for saudável, vai se livrar do ácido láctico de forma relativamente rápida. Caso contrário, o pH irá alterar de forma significativa”, explica Vinci Hung, pesquisadora da Universidade de Toronto.
A tatuagem tem desenhos variáveis, e a versão que está em teste apresenta um rosto pequeno sorrindo, olhos que contém elétrodos e orelhas com dispositivos de medição ligada a pontos de conexão (veja a foto). Além de prático e temporário, o produto – feito com prata, fibras de carbono e anilina – também é mais barato, e de fácil aplicação, bastando apenas retirá-lo da embalagem de papel e aplica-lo com água.
Segundo especialistas, os antigos métodos e mesmo os atuais são invasivos, volumosos e às vezes até difíceis de serem manuseados. E por isso os benefícios da tatuagem são inúmeros como tamanho, praticidade e agilidade.

FONTE: http://saude.terra.com.br/bem-estar/tatuagem-temporaria-monitora-saude-e-desempenho-fisico,36222958c457b310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Outras notícias:

Comunicado

Comunicado – Feriado Carnaval

Fiscalização

Flagrada falsa profissional em academia do município de Queimados

Informes

CREF1 assume cadeira no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Paracambi

Comunicados

Falso profissional é flagrado durante aula de natação no mar no Município de Rio das Ostras

Comunicados

Nota de Falecimento

Fiscalização

CREF1 flagra exercício ilegal em aula de futsal no município de Pinheiral