Uma novidade promete facilitar o acompanhamento dos atletas do esporte. Com uma simples tatuagem treinadores e competidores poderão acompanhar sinais vitais do organismo e monitorar o desempenho físico dos esportistas.
Desenvolvida por pesquisadores das Universidades da Califórnia e Toronto, a pequena tatuagem resiste às intensas transpirações, e através de um conjunto de elétrodos pode diagnosticar problemas de saúde registrando níveis de potássio, PH, magnésio e sódio da pele. “Quando os atletas estão fazendo exercícios de resistência, seus corpos produzem uma grande quantidade de ácido láctico. Se ele for saudável, vai se livrar do ácido láctico de forma relativamente rápida. Caso contrário, o pH irá alterar de forma significativa”, explica Vinci Hung, pesquisadora da Universidade de Toronto.
A tatuagem tem desenhos variáveis, e a versão que está em teste apresenta um rosto pequeno sorrindo, olhos que contém elétrodos e orelhas com dispositivos de medição ligada a pontos de conexão (veja a foto). Além de prático e temporário, o produto feito com prata, fibras de carbono e anilina – também é mais barato, e de fácil aplicação, bastando apenas retirá-lo da embalagem de papel e aplica-lo com água.
Segundo especialistas, os antigos métodos e mesmo os atuais são invasivos, volumosos e às vezes até difíceis de serem manuseados. E por isso os benefícios da tatuagem são inúmeros como tamanho, praticidade e agilidade.
FONTE: http://saude.terra.com.br/bem-estar/tatuagem-temporaria-monitora-saude-e-desempenho-fisico,36222958c457b310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html