Notícias

Comunicado

Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

29/10/2012

É grande o número de brasileiros que são afetados por algum tipo de doença reumática, segundo o Ministério da Saúde que instituiu 30 de outubro como o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Tratamento médico, práticas integrativas e atividade física são as dicas para reduzir sintomas e riscos de incapacidade física.

A última pesquisa do Ministério revelou resultados preocupantes ao mapear de 2010 a 2011, aproximadamente, 12 milhões de pessoas com algum tipo de reumatismo – enfermidade que afeta ossos, cartilagens, articulações, tendões, músculos e ligamentos causando doenças comuns como osteoporose, tendinite, artrite, artrose entre outras.

E nesta luta a atividade física é uma forte aliada na prevenção e redução dos sintomas causados pela doença que atinge homens e mulheres de qualquer idade, e não só os idosos como se costuma dizer. Eduardo Netto, professor Mestre em Ciência da Motricidade Humana, explica como a Educação Física atua nestes casos: “A osteoporose, por exemplo, é uma doença silenciosa, por isso é muito importante seguir o tratamento à risca com exercícios de correção postural, treinamento neuromuscular de duas a três vezes por semana em dias alternados, exercícios específicos para equilíbrio, treinamentos cardio respiratório e de flexibilidade. Alongamentos estáticos de 01 a 03 séries com duração de 10 a 20 segundos, sem que provoque a sensação de dor e com uma frequência de 02 a 03 vezes por semana, entre outras atividades sugeridas também pela Associação Americana de Reumatologia”.

O Ministério da Saúde ainda recomenda atenção aos sintomas iniciais da doença como: dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço, dor nas articulações por mais de seis semanas com vermelhidão e inchaço. A orientação nestes casos é procurar a Unidade de Saúde mais próxima, pois o quanto antes forem diagnosticados os sintomas, maiores são as chances de uma vida normal.

Para outras informações acesse http://portalsaude.saude.gov.br

Outras notícias:

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em aula de ginástica localizada no município de Petrópolis

Informes

Profissionais do corpo Docente do CREF1 participam no CONNECTION 2024

Fiscalização

Fiscais flagram falso Personal Trainer em São Gonçalo

Fiscalização

Fiscais flagram exercício ilegal em academia de Itaguaí

Comunicados

Fizemos história: mais de 2mil mulheres participaram da Caminhada Onda Rosa

Comunicados

Fiscais flagram exercício ilegal em Cross Training de Cambuci