Na última quarta-feira (19), o Procon em parceria com o CREF1 autuou cinco academias por irregularidades. Em um estabelecimento na Taquara os equipamentos estavam em péssimo estado, caneleiras furadas e com etiquetas indicando o mesmo peso, aparelhos enferrujados, além da ausência de profissional habilitado à frente das atividades.
A academia da Taquara também foi autuada pela ausência do Código de Defesa do Consumidor, e só poderá voltar a funcionar com a presença de profissional de Educação Física com registro no Conselho.
No Jardim Botânico, numa academia da mesma rede, não havia profissionais habilitados à frente dos exercícios. Já em outro estabelecimento, o professor de Educação Física só apareceu quando viu a Fiscalização no local. Em Ipanema, alguns alunos estavam sem atestado médico, e a academia também não apresentou registro no CREF1, como determina a Lei 6.839/80.
Durante a ação, que recebeu o nome de Operação Hércules, os fiscais do Procon autuaram a lanchonete de uma academia por apresentar alimentos sem identificação de prazo de validade. O órgão também identificou extintores de incêndio vencidos em um outro estabelecimento.
CREF1 na mídia
– O Dia
– CONFEF
– PROCON