Notícias

Informes

Prof. Nilo Terra: falta uma matriz curricular mais voltada ao trato com o ser humano

01/06/2017

Em entrevista ao Portal da Educação Física, o Prof. Nilo Terra, que possui mais de 20 anos de experiência como professor de educação física na rede pública em escolas privadas de Campos dos Goytacazes, falou sobre o sofrimento imposto aos jovens nas escolas.

A Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil, realizada em 2015, com 1.016 estudantes, apontou que 73% dos entrevistados já foram agredidos/as verbalmente por causa de sua orientação sexual e 60% se sentiam inseguros/as na escola no último ano por causa de sua orientação sexual. Essas situações levam parte dos adolescentes ao abandono dos estudos, mas não só. “O bullying é causa de sofrimento, suicídio e automutilação”, afirma Terra

Ao longo de duas décadas de atuação em escolas, Terra jamais recebeu orientação a respeito da conduta que o professor de educação física deve adotar quando nota episódios de discriminação. “A palavra violência tem um caráter polissêmico. O próprio termo bullying é recente, a questão ganhou visibilidade há pouco tempo. Bullying é só um dos nomes da violência. A escola e a família deveriam funcionar como fatores protetores de indivíduos que estão se formando, mas acabam funcionando ao contrário”.

Leia a reportagem completa no  Portal da Educação Física

Outras notícias:

Fiscalização

CREF1 flagrou uma pessoa sem registro ministrando aula de musculação em Nova Iguaçu

Fiscalização

Fiscalização flagra leiga ministrando aula de musculação em São Gonçalo

Fiscalização

Flagrada leiga ministrando aula de Treinamento Funcional em academia de Grajaú

Fiscalização

Fiscalização flagra exercício ilegal da profissão na Penha, Zona Norte do Rio

Informes

CREF1 empossa novos membros em Duque de Caxias e Magé

Informes

CREF1 empossa 34 profissionais em novas Comissões Regionais no Interior e Região Serrana do RJ

plugins premium WordPress

Escolha a versão do seu celular